Blog
  • Início
21
05
2021

Veículos Elétricos

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais assente no nosso dia-a-dia. Apesar do desenvolvimento da tecnologia ao longo dos anos de modo a diminuir a pegada ambiental que os automóveis de combustão deixam, ainda não foi o suficiente para se olhar para um automóvel de combustão como amigo do ambiente. 
 
É de conhecimento geral que a maior parte da energia é proveniente de fontes fósseis, no entanto, mesmo que a energia consumida pelos carros elétricos tenha essa origem, estes continuam a ter um melhor desempenho ambiental em comparação com os automóveis convencionais. Um estudo efetuado pela União Europeia comprovou que os automóveis elétricos utilizam apenas 2/3 da energia de um carro com motor a combustão.
 
Existem três tipos de veículos elétricos:
 
• Elétrico: este distingue-se por ser 100% elétrico e o mais amigo do ambiente, ao contrario dos restantes, uma vez que não utiliza motor a combustão, não existe emissão de CO2 durante a viagem. 
 
• Híbrido plug-in: como o nome indica, este tipo de veículo é uma mistura do veículo tradicional e do elétrico, uma vez que combina dois tipos de motores: o de combustão e o elétrico. Os dois motores podem funcionar em conjunto ou de forma completamente independente.
 
• Híbrido em série: à semelhança dos veículos híbridos plug-in, os veículos híbridos em série também dispõem de dois motores, o elétrico e o de combustão. No entanto, neste caso, o motor elétrico é carregado apenas através do motor de combustão, não sendo assim possível carregá-lo através de uma ligação à rede elétrica. 
 
Ao nível da autonomia das baterias, pode esperar-se uma maior autonomia nas baterias dos veículos elétricos, uma vez que estes possuem baterias maiores em comparação aos híbridos, no entanto, por terem baterias mais pequenas o seu carregamento também é mais rápido em comparação ao carregamento das baterias dos automóveis elétricos.
 
Para além do grande benefício da diminuição do nível de emissão de CO2 por parte dos veículos híbridos, e emissão nula dos veículos elétricos, existem outros pontos a favor dos carros elétricos em comparação aos convencionais, como por exemplo:
 
  • Isenção do IUC e ISV para os veículos 100% elétricos e redução para veículos híbridos que tenham uma emissão menor ou igual a 50g/km de CO2 e uma autonomia superior a 50km;
  • Benefícios fiscais para as empresas;
  • Consumo e custo inferior de energia em comparação à gasolina e diesel;
  • Melhor performance.
 
Com o aumento da preocupação com o meio ambiente e os vários benefícios que os carros elétricos oferecem, é expectável que a aquisição destes veículos continue a aumentar. A União Europeia tem como objetivo que até 2030 existam 30 milhões de veículos 100% elétricos na Europa. Será que a meta conseguirá ser atingida?
Fontes:
Tags for this post

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode