Blog
  • Início
03
05
2024

Tudo o que precisa de saber se vai conduzir em Espanha

Nestes dias com o calor a fazer-se sentir, muitos portugueses optam por tirar uns dias e visitar o país vizinho e, devido à proximidade muitos vão de carro. As regras para andar na estrada não diferem muito, mas há algumas particularmente que podem valer uma boa multa.

Uma coisa que não tem que se preocupar é com a questão dos documentos. Para todos os cidadãos da União Europeia, os documentos necessários para conduzir em Espanha são:

  • A carta de condução
  • Os documentos do veículo, nomeadamente o Documento Único e a carta verde

No entanto, conduzir em Espanha também tem as suas especialidades, alguns aspetos que diferem de Portugal, obrigando a ajustes comportamentais de forma não sofrer penalizações.
 

Triângulos de Sinalização:
Caso pretenda só ir a Espanha de passeio ou para se tornar residente tenha em atenção que o número de triângulos de sinalização que tem que ter no carro difere. No primeiro caso, precisa apenas de 1, quanto ao segundo ponto a conversa já muda. Caso se vá mudar para Espanha é necessário ter sempre consigo dois triângulos de sinalização que são de utilização obrigatória quando o veiculo estiver imobilizado na faixa de rodagem.
 

Colete refletor:
O uso de colete refletor sempre que tiver de sair de uma viatura que se encontre imobilizada em estrada ou autoestrada só é obrigatório para condutores espanhóis. Pode parecer-nos estranho mas em Espanha, no caso de condutores estrangeiros, a utilização do colete refletor só é obrigatória se tiver de caminhar ao longo de uma estrada ou autoestrada. Mas aconselhamos sempre a vestir de modo a sinalizar a sua localização e para que os outros condutores o possam ver bem.
 

Motociclo:
Este é um ponto mais em comum. É obrigatório, tal como em Portugal, utilizar luzes diurnas permanentes. Para outros veículos é apenas obrigatório em condições de visibilidade reduzida.
 

Taxa de álcool:
Em Espanha, 0,3 g/l é a taxa máxima de álcool no sangue com que os condutores recém-encartados, ou seja os condutores com carta há menos de dois anos e os condutores profissionais podem circular. Na nossa vizinha Espanha é mais 0,1g/l que em Portugal. Para os restantes condutores é igual ao nosso país: 0,5g/l.
 

Pneu sobressalente:
Ao contrário de Portugal, em Espanha o Código da Estrada é omisso, é obrigatório que os veículos estejam equipados sempre com um pneu sobressalente em bom estado e com as ferramentas necessárias em caso de substituição. Desde outubro de 2015 que a única exeção ocorre quando o automóvel não vem, de fábrica, com o pneu sobressalente e traz, em vez disso um kit de reparação.
 

Limites de Velocidade

  • 120km/h em estradas principais e auto-estradas;
  • 100km/h em estradas convencionais;
  • 90km/h nos restantes itinerários;
  • 50km/h em algumas zonas urbanas, sendo que a velocidade máxima dentro de grande parte das localidades é de 30 km/h.

Ultrapassagens:
É proibido os carros e motociclos ultrapassarem o limite em 20km/h em faixas únicas de rodagem, para ultrapassar outros veículos. Se pretender ultrapassar uma bicicleta, tem de mudar completamente de faixa sempre que houver mais de uma faixa de rodagem em cada sentido, ao contrário do que era obrigatório anteriormente, em que era necessário manter uma distância de 1,5 metros.
 

Pagamento de multas:
Caso seja multado, a polícia de trânsito está autorizada a cobrar a multa no local da infração. No entanto, pode contestar a coima no prazo máximo de 15 dias consecutivos. Se pagar no momento, o valor da multa é reduzido em 30%. Mas se por algum motivo não puder pagar no momento, a única forma de fazê-lo é indicar uma pessoa ou empresa como garantia de pagamento. Se não o fizer e não pagar o valor em questão, o veículo pode ser-lhe confiscado imediatamente.
 

Lista de Portagens:
É de conhecimento geral que a maioria das estradas da rede nacional é de utilização gratuita, nomeadamente as vias rápidas, mas as auto-estradas requerem o pagamento de portagens em algumas circunstâncias.
Muitas das auto-estradas, em particular os troços junto às grandes cidades, têm tarifas aplicáveis às horas de ponta (7h30/10h30 ou das 9h/13h e das 18h/20h).
 

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode