Sistemas de segurança para carros
O ponto fundamental no fabrico dos automóveis: a segurança. Hoje em dia existem inúmeros sistemas de segurança nos carros para evitar ou minimizar efeitos de acidentes rodoviários, assim como diminuir a gravidade das lesões do condutor e passageiros do veículo.
Os sistemas de segurança para carros dividem-se em dispositivos de segurança ativa e segurança passiva.
Sistemas de Segurança Ativa
A função da segurança ativa é tentar evitar um acidente quando o veículo se encontra a circular na estrada, ou seja, faz parte da segurança ativa o conjunto de componentes que o veículo põe à disposição do condutor para evitar o acidente.
Graças a normas obrigatórias da segurança rodoviária, existem muitos sistemas já incluídos nos automóveis, porém alguns podem ser incluídos por vontade do condutor do veículo.
Tipos de sistemas de segurança ativa:
Todos os equipamentos de apoio à visibilidade, como por exemplo vidros, para-brisas, retrovisores, faróis, etc.
Sistemas de travagem, de ajuda e aumento de eficácia, como por exemplo o tipo de travão, o arrefecimento na travagem, ABS (Sistema Anti-Bloqueio), etc.
O sistema de direção, pneus, amortecedores e demais órgãos de aderência e suspensão e controlo de estabilidade.
A motorização e a sua capacidade de resposta e motricidade, como por exemplo sistemas de distribuição e alimentação, etc.
Equipamentos de apoio ao conforto e navegação.
Sistemas de Segurança Passiva
São sistemas que contribuem para a diminuição das sinistralidade rodoviária. No caso de acidente rodoviário, estes sistemas podem não evitar, porém podem minimizar o efeito de lesões nos passageiros.
O elemento essencial da segurança passiva é o cinto de segurança. Podem também contribuir elementos como, o airbag frontal e lateral
Estes elementos de segurança dividem-se em sistemas primários e secundários.
Sistemas primários:
Cinto de segurança, sendo um sistema de retenção do corpo dos ocupantes do veículo e reduz o risco de lesões graves, este é o elemento principal do sistema de segurança passiva de um veículo.
O encosto de cabeça, é um componente fundamental do veículo, pois ajuda a proteger a região do pescoço e cervical.
Sistemas secundários:
Os pré-tensores são um complemento ao cinto de segurança e servem para ajustar o cinto ao corpo e manter o passageiro ajustado ao seu lugar.
O airbag atua após a colisão. Este é um complemento destinado à proteção da parte superior do tronco.
Com o avanço da tecnologia, os sistemas ativos e passivos de segurança também podem vir a sofrer alterações para um melhor desempenho no que toca à segurança dos ocupantes do veículo.