Seguro automóvel: o que ter em conta na sua escolha?
As obrigatoriedades inerentes à posse de um automóvel são vastas. A realização de um seguro de responsabilidade civil é uma delas – certificando que estás protegido em caso de dano ao teu veículo ou a terceiros. Neste artigo vamos falar-te dos aspetos que deves ter em conta antes de fazer esta escolha.
1. Avalia as tuas necessidades e o tipo de coberturas desejadas
O primeiro passo consiste em avaliares as tuas necessidades individuais e, por conseguinte, perceberes quais são as coberturas que precisas e quais não valorizas, por forma a diminuir o peso do seguro no teu orçamento familiar.
Entre estas coberturas, temos as obrigatórias por lei, que protegem as pessoas transportadas no veículo (à exceção do condutor) bem como terceiros que tenham sido alvo de danos pessoais ou materiais. No entanto, dependendo do risco e do nível de proteção que desejas obter e contra quais eventualidades, existem seguros com coberturas adicionais. Por exemplo, se possuires um automóvel de elevado valor, pode ser pertinente contratares coberturas extra, nomeadamente assistência em viagem, furto ou roubo, quebra isolada de vidros, proteção jurídica ou compensação pela privação da utilização do veículo.
2. Faz simulações e compara seguradoras
Tal como as coberturas, também as companhias de seguros não são todas iguais. Por isso, depois de definidas as tuas necessidades, começa a fazer simulações, comparando as melhores seguradoras do mercado e garantindo que optas por uma escolha que vai ao encontro da tua disponibilidade financeira.
O valor a pagar pode ainda ser influenciado pelos dados da viatura a assegurar (como os quilómetros que percorre anualmente) e do respetivo proprietário (como a idade e há quanto tempo possui carta de condução). Como tal, olha também para os prémios, franquias e exclusões que estão abrangidos pelas garantias do contrato de seguro.
3. Esclarece as tuas dúvidas e negoceia
Para que faças uma escolha segura e consciente, é fundamental esclareceres todas as tuas dúvidas, de modo a usufruires de máxima proteção para ti e para o teu veículo. Uma vez informado, podes ainda tentar negociar as melhores alternativas com o mediador de seguros.
Importa estares consciente que cada entidade seguradora pratica os seus valores consoante os fatores acima mencionados. Assim, depois de ponderares se o cálculo do risco compensa o preço a pagar, o desafio é encontrares uma boa relação qualidade/preço, isto é, um seguro que responda ao máximo às tuas necessidades pelo preço mais acessível.