Quatro dicas para conduzir nos dias mais frios
Também não gostas de estar a conduzir em dias muito frios e sentires que ora estás gelado, ora estás a escaldar? E estares constantemente a ficar com os vidros embaciados? Se és destes, então este artigo da Segurança Máxima vai te ajudar a gerir todos estes aspetos, de forma a que a tua viagem seja o mais cómoda e segura possível.
Todos os anos, por esta altura, o frio começa a aumentar, fazendo com que fiquemos cada vez mais desconfortáveis nas nossas viagens. Este desconforto faz não só com que estas sejam menos cómodas, como também com que haja uma menor segurança durante a condução. Aqui ficam algumas dicas que poderás executar no teu carro caso te vejas em alguma destas situações:
– Desembaciar os vidros: O embaciamento dos vidros do carro é provocado pela diferença de temperatura entre o exterior do teu carro e o interior, sendo considerado um dos maiores problemas todos os anos, pois atrapalha a visão do condutor. Quando isto acontece devemos ligar o ar condicionado no máximo, sendo que todo o ar deve estar direcionado para o para-brisas. Em caso de dias com graus negativos, deve-se sempre pré-aquecer o carro de forma a que quando inicie a marcha esteja completamente pronto e sem hipótese de causar danos maiores. Tenta ter sempre a ventoinha do carro ligada numa velocidade baixa, e verás que vai ajudar a manter os vidros num estado normal por um maior período de tempo.
– Agasalhos? Sim! Mas não muito grossos: Desde luvas, até casacos e cachecóis… são bastantes os diferentes tipos de vestuário que em si nos mantêm quentes, mas também que nos limitam os movimentos – desde a virar o volante, até a meter as mudanças. Começando pelas luvas, estas tiram toda a aderência que as tuas mãos têm com o volante, o que gera um perigo constante, pois caso vires o volante existe o risco de a luva deixar o mesmo escorregar. Já relativamente ao excesso de casacos, em caso de uma curva de emergência, ou que tenhas de reduzir a mudança o mais rápido possível, o excesso de camisolas e casacos podem fazer os movimentos necessários a estes mais difíceis – o que coloca não só o condutor, como também as pessoas dentro do carro em situação de perigo. A Fundação CEA (Comissariado Europeu do Automóvel) recomenda a não utilização de casacos durante a condução, não importando o tipo de tecido, pois por exemplo em caso de acidente vai existir um maior espaço entre o cinto de segurança e o corpo do condutor, o que poderá fazer com que o cinto não funciona da forma mais adequada. A utilização de cachecóis também só tem efeitos negativos no que à segurança diz respeito, pois limita os movimentos da cabeça, caso queiras verificar o teu ângulo morto, por exemplo.
– Bancos aquecidos: Este ponto já não é para todos 🤑, mas caso o teu carro tenha e não estejas a usar… estás a perder um dos maiores confortos que se pode ter em dias frios! Este sistema de aquecimento integrado nos bancos, é sem dúvida a maneira mais rápida e eficiente que podes ter para te aqueceres, pois não só aquecem mais rapidamente o teu corpo porque estão em constante contacto, como também não precisa de libertar tanto calor para aquecer uma área tão pequena em comparação à ventilação que aquece o carro todo.
– Temperatura ideal para viajar: A temperatura para se fazer uma viagem não é exatamente igual para todos nós, pois cada um tem uma sensibilidade diferente do quente e do frio, mas a verdade é que existe um ideal para quando se faz viagens de maior distância: 21,5ºC. Aliás, é possível comprovar este facto de uma maneira muito simples… basta ligar o ar condicionado na opção “Auto”. 21,5ºC é a temperatura que o carro vai produzir para te manter o mais confortável possível. Assim sendo, apesar de estar bastante frio, evita colocar o ar condicionado no máximo, pois não é o mais acertado.