– Escola de Condução de Alverca
– Escola de Condução Malvarosa - Alverca
– Escola de Condução de Alenquer
– Escola de Condução da Alta de Lisboa
– Escola de Condução do Alto dos Moinhos
– Escola de Condução de Algueirão/Mem-Martins
– Escola de Condução em Almada
– Escola de Condução da Amadora
– Escola de Condução da Amadora Babilónia
– Escola de Condução de Baixa de Lisboa
– Escola de Condução dos Barreiros
Por gatodebigode
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Andar de mota em dias de chuva exige cuidados redobrados e muita concentração.
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Nestes dias a visibilidade é muito reduzida, por isso mesmo, temos de ter a máxima atenção em alguns comportamentos. Reduzir a velocidade, evitar as poças de água pois podem esconder um piso danificado, manter uma maior distância em relação a todos os outros veículos, verificar o ar e o estado dos pneus. Devemos evitar pisar as guias de tinta, pisos metálicos como os carris dos elétricos e as tampas de esgoto na estrada.
Avaliar bem as circunstâncias e a intensidade da chuva
Dependendo da intensidade e da quantidade de água que caiu ou vai cair, as condições podem ser muito diferentes e condicionam o grau de cuidado e atenção que terá de ter.
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Distância de segurança
A distância da viatura da frente deve automaticamente dobrar do que é habitual em seco.
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Poder de se antecipar
O poder antecipar as situações de risco ou de perigo iminente é no caso de circular à chuva, ainda mais relevante.
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Condução delicada
Nada de movimentos bruscos, nem travagens nem acelerações que habitualmente em piso seco podemos realizar.
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Travagem: com e sem ABS
Num dia normal o travão da frente é utilizado sempre primeiro e o de trás apenas para aconchegar. Pois com chuva recomenda-se precisamente o contrário, primeiro o de trás que permite abrandar com maior controle a moto e depois suavemente aplicar o da frente.
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Cuidados extra nas grandes cidades
Com a chuva, o trânsito em geral complica-se muito mais, levando aos automobilistas a cometer maiores imprudências. Como a visibilidade é reduzida, devido ao embaciamento dos vidros, acaba por ser automático mudar de faixa de repente, onde por vezes faz com que não vejam os motociclistas.
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Poças e aquaplanning
Deve redobrar o cuidado quando tiver de atravessar uma zona alagada de água. O melhor é fazê-lo sempre com cautela e mantendo a moto perpendicular à estrada até cruzar a dita zona.
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Luzes e piscas
Em dias de chuva é muito importante usar sinalização de luzes (luzes e piscas).
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Roupa e equipamento
A qualidade do equipamento para a chuva é fundamental. É importante usar o vestuário indicado para estes dias, pois a concentração deve estar na estrada.
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Pneus
Manter sempre os pneus em bom estado, pois com a chuva se estão gastos e com rasgos, podem por em causa a estabilidade da mota e a sua segurança.
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Capacete e embaciamento da viseira
Um bom capacete é sempre fundamental e a viseira deverá ser tratada com um produto anti-embaciamento. Caso não seja possível a solução, é manter a viseira ligeiramente aberta e sempre que pare num semáforo, por exemplo, aproveite para a limpar, abrir um pouco deixando o ar circular.
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O importante é com chuva ou com sol, conduza sempre com a Máxima Segurança.