Prevê-se a pré-instalação de alcoolímetros em automóveis
Em 2021 registaram-se mais de 20.476 acidentes rodoviários com vítimas.
Muitos desses acidentes acontecem devido ao excesso de álcool no sangue, por isso e de forma a que haja um certo tipo de prevenção, a Comissão Europeia aprovou a medida de pré-instalção de um alcoolímetro nas viaturas.
Segundo o estudo realizado pelo Parlamento Europeu, a introdução deste aparelho vai permitir evitar até 25.000 mortes nas estradas e mais de 140.000 feridos graves vítimas de acidentes de viação na Europa.
O alcoolímetro impede o arranque do automóvel quando os limites legais estabelecidos para a condução são ultrapassados. O aparelho vai ter de ser utilizado de forma correta, de maneira a que este consiga medir a taxa de alcoolémia no sangue, ou seja, a quantidade de gramas de álcool por cada litro de sangue. Consoante a taxa de alcoolémia, o sistema permitirá ou não o desbloqueio da ignição.
Prevê-se que esta medida venha acompanhada de outras mais. A União Europeia, pretende que todos os veículos que circulem nas estradas estejam equipados com alguns sistemas de segurança obrigatórios por lei, tais como:
– Limitador de velocidade inteligente, que avisa os condutores quando excede a velocidade permitida;
– Avaliador do estado do condutor através de câmaras internas. Avisa o condutor no caso de sonolência e distração;
– Sistema automático de manutenção das vias, para evitar deslocamentos involuntário na estrada;
– Câmera traseira, que permite a visualização de pessoas e obstáculos, com recurso a sensores;
– Dispositivo de paragem de emergência, que facilita a sinalização e imobilização do veículo na estrada sem ter de sair para o exterior;
– Sistemas de proteção traseira e lateral;
– Sistema de travagem de emergência, capaz de detectar os utentes vulneráveis da estrada;
– Sistemas de assistência que permitem uma condução mais automática, capaz de ajudar o motorista em caso de distração.
Mesmo quando estas medidas e sistemas forem implementados nos veículos e por muito que seja um grande passo para a segurança rodoviária, a Segurança Máxima defende uma condução segura e atenta.