
Por que se conduz pelo lado direito da estrada na maior parte dos países?
Já se perguntou do porquê de em alguns países conduzir-se pela direita e noutros pela esquerda?
Tudo começa no pós revolução francesa, em 1799, onde foram impostas várias mudanças na Europa, nomeadamente a de conduzir pela direita. Algumas vozes dizem que deveu-se ao facto de Napoleão Bonaparte ser canhoto e outras acreditam que a população queria colocar um fim definitivo ao antigo regime. Teorias existem muitas, uma razão concreta não se sabe por enquanto.
Mas e o volante à esquerda?
Quando foram fabricados os primeiros carros era indiferente o lado em que se colocava o volante, tanto podia estar à direita, à esquerda ou até no centro do automóvel.
No entanto, em 1908, foi lançado o sucesso de vendas Ford modelo “T” que, curiosamente, apresentava o volante à esquerda e é a partir desse momento que os concorrentes da marca começam a notar uma grande adesão a este modelo e a incorporar nos seus carros o volante desse lado. Pierce-Arrow, fabricante americano de automóveis, ficou resistente a esta decisão mas no final acabou por concordar. Sendo assim, fica decidido que em quase todo o mundo o volante é incorporado à esquerda e a condução é realizada pela direita.
Na Europa, a lei que define a obrigatoriedade de conduzir pela direita só foi realmente confirmada em 1949, na Convenção de Genebra, onde ficou decidido que cada país poderia escolher em que lado era feita a condução, com a ressalva que essa decisão deveria abranger toda a área do país. Espanha tentou que em Madrid se conduzisse pela esquerda e em Barcelona pela direita, mas rapidamente percebeu que essa situação não poderia suceder, devido ao elevado número de acidentes que estariam o ocorrer.
Em Portugal Continental e nas ilhas foram criadas campanhas para alertar o público do perigo que corriam se não cumprissem esta lei e tudo correu bem, sendo que desde 1928 até aos dias de hoje os portugueses conduzem pela direita.