Os vários limites de velocidade em Auto-estradas pelo mundo
Até meados do ano de 1970 os limites de velocidade à circulação rodoviária eram praticamente inexistentes na maior parte dos países europeus. Contudo, através da consciencialização do perigo que o excesso de velocidade pode provocar, como por exemplo os acidentes de viação graves e mortais, deliniou-se vários limites à velocidade de circulação, porém as leis de limite de velocidade máxima não são iguais em todos os países.
Damos a conhecer alguns limites de velocidade em auto-estradas pelo mundo:
– No caso português só é possível circular à velocidade máxima de 120km/h.
– Os nossos vizinhos espanhóis possuem regras idênticas a Portugal, com um limite máximo de circulação de 120km/h.
– Existem vários países em que o limite de velocidade é de 130km/h como por exemplo a França, Itália, Holanda, Áustria, Argentina e Luxemburgo.
– As famosas “Autobahns” na Alemanha são capazes de ser as auto-estradas mais famosas, dado que estas não possuem um limite de velocidade. Sendo assim o condutor pode conduzir à velocidade que pretender, contudo, é recomendado um valor máximo de 130km/h para se circular.
– O Reino Unido e os Estados Unidos da América são dos poucos países que a velocidade não é medida em valores quilométricos (quilómetros por hora), em vez disso é medida em milhas (mph ou milhas por hora).
Apesar dos vários limites máximos de velocidade ou ausência dos mesmos é sempre necessário ter em conta os seguimentos parâmetros:
– Estado do veículo e da via;
– Capacidade do próprio condutor;
– Condições meteorológicas ou ambientais;
– Presença de outros veículos ou utilizadores;
– Possível intensidade do trânsito;
– Ou outras condições de circulação que possam comprometer a segurança de todos.