O que ninguém conta sobre os carros elétricos
À medida que a tecnologia avança os carros elétricos ganham mais adeptos, mas, nem todos sabem tudo sobre o que estes carros podem trazer ao condutor. Neste artigo irá encontrar algumas informações que provavelmente nunca ninguém lhe contou sobre este novo mundo de elétricos.
– O investimento inicial
Um dos pontos que costuma assustar frequentemente o comprador é o valor inicial dado por um carro elétrico. Dependendo da marca os preços variam, no entanto, nunca se igualam aos preços de um carro a combustão, mas, o que o comprador deve ter em conta ao comprar um automóvel elétrico é se o que investiu ser-lhe-à devolvido de alguma forma e nesse sentido o preço da energia elétrica é menor que o do combustível e a manutenção também acaba por ser menos assustadora do que nos restantes carros, uma vez que estes apresentam menos peças.
– Emissões ao meio ambiente
Pode não ser novidade que estes carros são mais sustentáveis, mas, o que pode não saber é que estes não emitem qualquer poluente, pois até a energia elétrica utilizada para a recarga da bateria é um fator “amigo do ambiente”, com mais de 80% da geração originária de fonte renováveis como a energia solar ou eólica. Além disso, o som deste veículos é bem mais agradável que qualquer outro, chegando a 56 decibéis em velocidade abaixo dos 30km/h.
– As viagens longas
Existe quem acredite que os carros elétricos não aguentam uma viagem muito longa, pois têm de estar constantemente a recarregar. Não é verdade. Isto porque existem carros elétricos que podem chegar até aos 800 quilómetros, logo aguentam bastante tempo de viagem, no entanto, o condutor também deve ser responsável por verificar o consumo e planear algumas paragens para repor a energia do carro e a sua.
– O carregamento dos carros pode ser efetuado em tomadas comuns
A maior parte dos veículos elétricos são compostos por um cabo onde o condutor pode o colocar numa tomada com ligação à terra e carregar o automóvel, no entanto, esta não deve ser uma opção constante, sendo que os condutores devem optar no dia-a-dia por utilizar os pontos de recarga próprios para esse efeito.
Ter um carro elétrico é sempre uma decisão do condutor que deve informar-se muito bem sobre esta escolha e colocar na balança se o investimento que irá realizar é compensado pelas vantagens deste tipo de automóvel.