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Novos radares de controlo de velocidade
O sinal de trânsito H42 indica que, na zona onde o encontra será calculada a velocidade na qual está a circular.
Ao contrário dos outros, estes radares não explicitam a velocidade instantânea dos automóveis. Em vez disso calculam-se os condutores percorreram dois pontos de um trajeto mais depressa do que aquilo que é permitido, registando a matrícula e também a hora de passagem.
Em Portugal deverão existir 10 radares de velocidade média, cuja localização não é fixa, podendo ser alternada entre 20 localizações assim como refere a página da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)
Onde serão colocados estes radares?
Aveiro – A41
Beja – En206 e IC1
Castelo Branco – IC8
Coimbra – A1 e EN109
Évora – A6 e IP2
Faro – EN398
Lisboa – A9, EN10, EN6-7 e IC19
Porto – A3
Santarém – A1
Setúbal – EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1
O melhor é prestar atenção, já que, se este sinal de trânsito lhe passar despercebido, pode mesmo receber uma multa em casa.
Os equipamentos de controlo da velocidade média não estão em vigor. A “data de entrada em funcionamento depende do resultado” dos testes de controlo. Existirá um sinal de trânsito a explicar que aquele é um troço onde a velocidade é vigiada, que é o sinal H42.
A diferença entre os radares fixos e os radares móveis:
Existem várias modalidades de radares, os móveis e os fixos são os mais comuns, porém, os de velocidade média são novidade em Portugal.
Radares Fixos
Os radares fixos estão posicionados sempre no mesmo local, dentro de uma cabine nas laterais das vias, por norma estão assinalados. Caso o condutor ultrapasse os limites de velocidade, habilita-se a uma fotografia e uma multa, seja de dia ou de noite.
Estes radares fixos funcionam por intermédio da emissão de ondas eletromagnéticas que permitem calcular a velocidade dos carros.
Radares Móveis
Os radares móveis, que funcionam com emissão de ondas eletromagnéticas, podem ser instalados em diferentes locais: num local onde a velocidade máxima pode ser de 50km/h, mas também podem ser instalados numa auto-estrada. É mais difícil de identificar pelo condutor, dada a instabilidade imprevisibilidade da sua localização – o agente policial dispara o laser e quando o sinal é refletido pelo carro e capturado pela pistola, ele desativa a contagem de tempo, calculando a variação de distância naquele intervalo de tempo determinando assim a velocidade em Km/h.
Tanto os radares fixos como os radares móveis têm apenas um objetivo: captar a velocidade instantânea dos condutores em determinado troço rodoviária, de forma a verificar se o limite de velocidade é respeitado.
Aviso prévio: Obrigatório ou não?
No caso dos radares fixos é obrigatório os radares estarem identificados na via de circulação onde estão colocados. Enquanto os radares móveis não existe a obrigatoriedade de estarem identificados na via onde se encontram.