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Mulheres que deixaram história no mundo automóvel
Durante muitos séculos a mulher não era respeitada no mundo dos automóveis, tornando-se muitas vezes motivo de gozo perante os homens. No dia de hoje vamos apresentar-lhe algumas mulheres que fizeram história pelo mundo fora nesta área que muitos ainda consideram ser masculina. Indicamos-lhe alguns nomes sonantes nesta indústria, que não só ajudaram a criar uma das marcas de carros mais amadas como as curiosidades de quem foi a primeira Mulher a conduzir em Portugal. Fique por aí!
Bertha Benz:
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- Bertha Benz nasceu em 1849, numa época em que a educação era negada às mulheres, Bertha desde muito cedo mostrou o interesse pela mecânica, e foi com o seu pai que aprendeu os mecanismos da época como a locomotiva.
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- Em 27 de junho de 1869 conheceu um engenheiro chamado Carl Benz, e foi aí que ele partilhou o projeto que estava a desenvolver: aquela que seria uma carruagem sem cavalos. Tal feito despertou de imediato a atenção de Bertha.
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- Casaram-se em 1872 e com o talento da mulher, Carl aproveitou para investir no seu projeto, mas só em 1886 é que foi apresentado o primeiro automóvel Patent-Motorwagen.
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- Dois anos depois, Bertha foi a primeira mulher a conduzir um carro, a intenção era viajar até Pforzheim, a sua cidade natal, uma viagem de 104 quilómetros por estradas, algo que até então ninguém tinha feito.
- Depois dessa viagem foram vendidos 25 unidades do modelo do carro, mais tarde Bertha deu orientações ao marido de como deveria melhorar o modelo.
Anne de Rochechouart:
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- Anne de Rochechouart também conhecida como Duquesa de Uzés, nasceu a 1847.
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- Já em 1897, com 50 anos foi a primeira mulher a ser aprovada no exame de código e recebeu a carta de condução. Mas por incrível que pareça após dois meses apresentou-se em tribunal por ter circulado a uma velocidade superior à permitida na altura. Imaginam qual seria essa velocidade? Pois bem, o limite que era de 12 km/h foi excedido por Anne, sendo que esta circulava a 15 km/h e o tribunal decartou que havia risco de cometer um acidente.
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- Dotada de uma personalidade muito avançada para a época, Anne tornou-se ainda na primeira proprietária de um automóvel Delahaye, tendo fundado em 1926 o Automóvel Club Feminino de França e do Rally Paris-Roma, prova que participou regularmente até aos 80 anos de idade.
- Em 1932 ocupou o cargo de presidente do Grupo Feminino do Aeroclub de França.
Mary Anderson:
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- Mary Anderson nasceu em 1866 nos Estados Unidos da América.
- Foi em 1902 em Nova Iorque que Anderson estava num táxi com as filhas que percebeu que o motorista precisava de parar constantemente para tirar a água, gelo e a sujidade que se acumulavam nas janelas. Foi então que conseguiu patentear a sua inovação, mas não encontrou nenhum comprador. Só depois dos seus direitos expirarem é que o limpa pára-brisas começou a ser instalado como padrão na grande maioria dos veículos.
Fernanda de Castro:
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- Maria Fernanda Teles de Castro de Quadros Ferro nasceu em 1990 em Lisboa foi fundadora e diretora da Associação Nacional dos Parques Infantis e da revista “Bem Viver” escreveu músicas para o fado, marchas e canções infantis.
- Foi uma das primeiras mulheres a ter carta de condução em Portugal.
Hoje em dia é completamente comum uma mulher conduzir, e até é comum ouvir-se que mulheres e a condução não combinam, muita gente acredita que são menos aptas a dirigir do que os homens. Mas as estatísticas apontam o contrário, segundo um relatório do Vias, ex-Institute Belge pour la Sécurité Routière confirma que cerca de um terço dos feridos em acidentes graves (34%) são mulheres, enquanto que 66% são homens.
Nos acidentes mortais, as mulheres contam com 24% das vítimas fatais em sinistros automóveis, enquanto os homens representam 76% das mortes.