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08
03
2024

Mulheres que deixaram história no mundo automóvel

Durante muitos séculos a mulher não era respeitada no mundo dos automóveis, tornando-se muitas vezes motivo de gozo perante os homens. No dia de hoje vamos apresentar-lhe algumas mulheres que fizeram história pelo mundo fora nesta área que muitos ainda consideram ser masculina. Indicamos-lhe alguns nomes sonantes nesta indústria, que não só ajudaram a criar uma das marcas de carros mais amadas como as curiosidades de quem foi a primeira Mulher a conduzir em Portugal. Fique por aí! 

Bertha Benz:

    • Bertha Benz nasceu em 1849, numa época em que a educação era negada às mulheres, Bertha desde muito cedo mostrou o interesse pela mecânica, e foi com o seu pai que aprendeu os mecanismos da época como a locomotiva.

 

    • Em 27 de junho de 1869 conheceu um engenheiro chamado Carl Benz, e foi aí que ele partilhou o projeto que estava a desenvolver: aquela que seria uma carruagem sem cavalos. Tal feito despertou de imediato a atenção de Bertha.

 

    • Casaram-se em 1872 e com o talento da mulher, Carl aproveitou para investir no seu projeto, mas só em 1886 é que foi apresentado o primeiro automóvel Patent-Motorwagen.

 

    • Dois anos depois, Bertha foi a primeira mulher a conduzir um carro, a intenção era viajar até Pforzheim, a sua cidade natal, uma viagem de 104 quilómetros por estradas, algo que até então ninguém tinha feito.

 

    Depois dessa viagem foram vendidos 25 unidades do modelo do carro, mais tarde Bertha deu orientações ao marido de como deveria melhorar o modelo.

Anne de Rochechouart:

    • Anne de Rochechouart também conhecida como Duquesa de Uzés, nasceu a 1847.

 

    • Já em 1897, com 50 anos foi a primeira mulher a ser aprovada no exame de código e recebeu a carta de condução. Mas por incrível que pareça após dois meses apresentou-se em tribunal por ter circulado a uma velocidade superior à permitida na altura. Imaginam qual seria essa velocidade? Pois bem, o limite que era de 12 km/h foi excedido por Anne, sendo que esta circulava a 15 km/h e o tribunal decartou que havia risco de cometer um acidente.

 

    • Dotada de uma personalidade muito avançada para a época, Anne tornou-se ainda na primeira proprietária de um automóvel Delahaye, tendo fundado em 1926 o Automóvel Club Feminino de França e do Rally Paris-Roma, prova que participou regularmente até aos 80 anos de idade.

 

    Em 1932 ocupou o cargo de presidente do Grupo Feminino do Aeroclub de França.

Mary Anderson:

    • Mary Anderson nasceu em 1866 nos Estados Unidos da América.

 

    Foi em 1902 em Nova Iorque que Anderson estava num táxi com as filhas que percebeu que o motorista precisava de parar constantemente para tirar a água, gelo e a sujidade que se acumulavam nas janelas. Foi então que conseguiu patentear a sua inovação, mas não encontrou nenhum comprador. Só depois dos seus direitos expirarem é que o limpa pára-brisas começou a ser instalado como padrão na grande maioria dos veículos.

Fernanda de Castro:

    • Maria Fernanda Teles de Castro de Quadros Ferro nasceu em 1990 em Lisboa foi fundadora e diretora da Associação Nacional dos Parques Infantis e da revista “Bem Viver” escreveu músicas para o fado, marchas e canções infantis.

 

    Foi uma das primeiras mulheres a ter carta de condução em Portugal.

Hoje em dia é completamente comum uma mulher conduzir, e até é comum ouvir-se que mulheres e a condução não combinam, muita gente acredita que são menos aptas a dirigir do que os homens. Mas as estatísticas apontam o contrário, segundo um relatório do Vias, ex-Institute Belge pour la Sécurité Routière confirma que cerca de um terço dos feridos em acidentes graves (34%) são mulheres, enquanto que 66% são homens.
Nos acidentes mortais, as mulheres contam com 24% das vítimas fatais em sinistros automóveis, enquanto os homens representam 76% das mortes. 

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

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