Fumo do escape
Os fumos de escape que saem dos carros funcionam como um “sinal” sobre a saúde do motor, é normal que enquanto conduz o seu automóvel ele emita um fumo incolor, mas saiba que se sair fumo com cor pode ser um sinal de que alguma coisa no seu carro pode estar errada.
Fumo branco:
Se verificar que o seu carro está a deitar fumo branco pelo escape, deverá verificar a densidade do mesmo, caso seja de uma espessura fina, poderá ser resultante de vapor de água que se encontra no sistema de escape. Se sair um fumo mais espesso, poderá significar que está a passar líquido de refrigeração (anticongelante) para o motor, na maioria dos casos resulta na cabeça danificada, junta da cabeça queimada ou mesmo no bloco do motor rachado. O melhor é parar e chamar o reboque, a presença de líquido refrigerante na câmara de combustão promove um desgaste mais acentuado e pode até “gripar” o motor, nos casos de motores a diesel muito fumo branco ao arrancar pode significar um mau funcionamento no sistema de injeção de gasóleo.
Fumo preto:
Se verificar que o seu carro está a deitar fumo preto pelo escape, indica problemas na mistura da combustão, na maioria dos casos acontece quando ocorre um excesso de combustível e uma redução de oxigénio na câmara de combustão, podem existir vários fatores que levam a este problema como uma avaria na válvula EGR, mudança dos filtros ou problema no sistema de injeção, neste caso também aconselhamos ir ao mecânico para verificar a anormalia, pois pode querer dizer que o seu carro está a consumir combustível em excesso.
Fumo azul:
Se verificar que o seu carro está a deitar fumo azul pelo escape, indica que o seu carro está a queimar óleo, existem vários fatores que podem levar a tal, nos motores mais modernos muitas vezes mais comum é uma avaria no turbo, outro fator que pode motivar é o desgaste dos segmentos, quando este ocorre não só se assiste de compressão como de potência, nos motores a diesel, a passagem de óleo para a câmara de combustão e consequentemente queima pode ter consequências mais graves, estado na base de um fenómeno com o nome de autocombustão que é quando acontece uma falha mecânica, e o óleo entra na admissão, e o motor começa a queimar o óleo como se fosse gasóleo, como essa entrada de combustível no motor não é controlada o motor acelera sozinho até ao regime máximo até acabar-se o óleo.
É importante fazer manutenções regulares ao seu veículo de forma a garantir que o motor está sempre a funcionar da melhor forma possível. A utilização de serviços e produtos de qualidade são um fator que pode ajudar a prevenir problemas no motor. Começando pelo óleo lubrificante, garanta que utiliza um recomendado para o seu carro, o combustível que utiliza também é bastante importante, procure combustíveis aditivados que prolongam as prestações iniciais do seu motor, evitando problemas futuros.
Um motor em bom estado é meio caminho andado para evitar problemas a curto e médio prazo. Desta forma, o seu carro irá consumir menos combustível e produzir menos emissões que prejudicam o ambiente. Substituir filtros do ar sujos, velas gastas e o óleo são algumas das coisas que pode fazer para melhorar a eficiência do motor e reduzir a quantidade de fumos que saem pelo tubo de escape.
Um carro com uma manutenção regular é mais eficaz no consumo de combustível, resultante em menos abastecimentos e menos gastos a longo prazo. Além disso, evita a deterioração prematura das peças do motor e, desta forma há também a redução a necessidade de substituições.
O fumo do escape é um indicador valioso sobre o estado de saúde do seu carro, em particular do motor e de todo o sistema de combustível. Entender o que quer dizer cada tipo de cor pode ajudá-lo a ter uma reação imediata, de modo a evitar problemas maiores. É vital identificar qualquer problema que seja, procurando assistência de profissionais se necessário para garantir segurança e o melhor desempenho do veículo.
Saiba que se não resolver este problema está sujeito a levar uma multa por estar a poluir o meio ambiente, e avisamos que as coimas não são pequenas. O fumo negro para além de ser prejudicial à saúde, extrapola as quotas de poluição estabelecidas pela União Europeia para o país. Neste sentido o artigo 79.º do Código da Estrada prevê que quando há emissão “fumos ou gases em quantia superior à fixada em regulamento”, o condutor poderá ser autuado com uma coima que vai dos 120€ aos 600€.
Se o seu veículo está nesta situação resolva o problema o mais rapidamente possível: pelo ambiente, pela sua carteira e pelo seu país.