Blog
  • Início
10
11
2023

Evite as distrações ao volante com estas dicas

Se é daquelas pessoas que consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo, na condução opte apenas por uma: mãos no volante e siga caminho. 

A mente deve estar apenas focado no próprio ato de conduzir, fechando portas a pensamentos alheios que o deixam ansioso, stressado ou triste. Se tem dificuldade em olhar em frente sem desviar o olhar para a discussão que se passa na rua ou para o pássaro que acabou de passar, siga as seguintes dicas: 

– Música demasiado alta não!

A música é muitas vezes um refugio para quando estamos tristes ou felizes e para quando estamos sozinhos ou com amigos. Seja qual for a situação, não deve aumentar excessivamente o som enquanto conduz porque num estado de euforia com a sua música preferida pode acabar por se perder na letra e bater no carro da frente. Para além disso, habilita-se a ganhar uma multa entre os 60 e 300 euros e perder 2 pontos na carta. 

– A bordo não discuta

Nem sempre conseguimos controlar o rumo que as conversas tomam e nem sempre tomam o melhor, no entanto, evite grandes discussões que o possam deixar descontrolado física ou emocionalmente. Se notar que a situação está descontrolada, procure um lugar onde seja permitido encostar o carro e resolva a situação. 

O mesmo acontece com as discussões dos mais pequenos, que o fazem virar a atenção para o banco detrás na tentativa de os fazer acalmar. Prefira parar o carro num lugar seguro, resolver a situação e só depois de calmo retoma a marcha. 

– Vá para a estrada preparado

Tudo o que não pertença ao exercício da condução, não o deve fazer distrair do seu caminho. Se não teve tempo de tomar o pequeno-almoço em casa, de se maquilhar ou de marca uma consulta, não o faça enquanto conduz porque basta algum objeto cair que a tendência será automaticamente apanha-lo e quando olha para a frente, a situação já poderá não ser a melhor. 

– Dê funções ao passageiro do lado 

Se recebeu um telefonema urgente e o seu veículo não permite atender as chamadas em voz livre, opte por pedir a quem se encontra ao seu lado para ser o seu ajudante e informar a pessoa que lhe telefonou ou mandou mensagem que neste momento não poderá retomar o contacto devido a estar a conduzir. 

– Os passageiros também ajudam

Se está no lugar do passageiro e nota que o condutor está demasiado eufórico e com pouca atenção à estrada, alerte-o para manter as mãos no volante e olhar em frente. Os passageiros também têm o direito de se sentir seguros no carro que estão a bordo e devem preocupar-se com o bem-estar de todos os passageiros para evitar graves acidentes.

Lembre-se que tudo o que tem pendente para fazer, poderá realizar após desligar o carro.

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode