Evite as distrações ao volante com estas dicas
Se é daquelas pessoas que consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo, na condução opte apenas por uma: mãos no volante e siga caminho.
A mente deve estar apenas focado no próprio ato de conduzir, fechando portas a pensamentos alheios que o deixam ansioso, stressado ou triste. Se tem dificuldade em olhar em frente sem desviar o olhar para a discussão que se passa na rua ou para o pássaro que acabou de passar, siga as seguintes dicas:
– Música demasiado alta não!
A música é muitas vezes um refugio para quando estamos tristes ou felizes e para quando estamos sozinhos ou com amigos. Seja qual for a situação, não deve aumentar excessivamente o som enquanto conduz porque num estado de euforia com a sua música preferida pode acabar por se perder na letra e bater no carro da frente. Para além disso, habilita-se a ganhar uma multa entre os 60 e 300 euros e perder 2 pontos na carta.
– A bordo não discuta
Nem sempre conseguimos controlar o rumo que as conversas tomam e nem sempre tomam o melhor, no entanto, evite grandes discussões que o possam deixar descontrolado física ou emocionalmente. Se notar que a situação está descontrolada, procure um lugar onde seja permitido encostar o carro e resolva a situação.
O mesmo acontece com as discussões dos mais pequenos, que o fazem virar a atenção para o banco detrás na tentativa de os fazer acalmar. Prefira parar o carro num lugar seguro, resolver a situação e só depois de calmo retoma a marcha.
– Vá para a estrada preparado
Tudo o que não pertença ao exercício da condução, não o deve fazer distrair do seu caminho. Se não teve tempo de tomar o pequeno-almoço em casa, de se maquilhar ou de marca uma consulta, não o faça enquanto conduz porque basta algum objeto cair que a tendência será automaticamente apanha-lo e quando olha para a frente, a situação já poderá não ser a melhor.
– Dê funções ao passageiro do lado
Se recebeu um telefonema urgente e o seu veículo não permite atender as chamadas em voz livre, opte por pedir a quem se encontra ao seu lado para ser o seu ajudante e informar a pessoa que lhe telefonou ou mandou mensagem que neste momento não poderá retomar o contacto devido a estar a conduzir.
– Os passageiros também ajudam
Se está no lugar do passageiro e nota que o condutor está demasiado eufórico e com pouca atenção à estrada, alerte-o para manter as mãos no volante e olhar em frente. Os passageiros também têm o direito de se sentir seguros no carro que estão a bordo e devem preocupar-se com o bem-estar de todos os passageiros para evitar graves acidentes.
Lembre-se que tudo o que tem pendente para fazer, poderá realizar após desligar o carro.