A Escola de Condução de Barcarena/Massamá foi fundada em 2010, na Rua de Macau nº1, em Barcarena, com o propósito de responder às novas necessidades verificadas na população local, que teve um aumento exponencial nos últimos anos.
A par disso, verificou-se que a zona em causa apresenta condições diversificadas para aprender a conduzir em segurança, facultando um leque de experiências para a aprendizagem exigida no dia-a-dia de cada condutor, nomeadamente, a existência de rotundas, sinais luminosos, múltiplas interseções, vias estreitas, vias com acentuadas inclinações, uma grande diversidade de utentes e zonas pedonais, bem como diversas zonas comerciais. Todos estes locais e situações estimulam, no futuro condutor, os sentidos e os automatismos necessários à prática de uma condução segura e defensiva.
Barcarena “Respira Futuro” – há alguns anos o lema da Junta de Freguesia local –, mantém-se ativo e presente, precisamente porque continuamos a trabalhar para o futuro, sendo este que nos move enquanto Escolas de Condução. Neste sentido, pretendemos contribuir para que os cidadãos locais possam ter uma maior diversidade na oferta formativa ao longo da sua vida, pois é de conhecimento geral que ao ser-se titular da carta de condução, outras portas se abrirão tanto a nível profissional como a nível de concretização pessoal.
Neste contexto, sentimo-nos motivados e orientados para investir em tão ilustre território, movidos pela ideia de solidez, esperança e, acima de tudo, pelos conceitos de futuro, inovação e renovação constante do que representa hoje a comunidade local e o significado pleno da participação cívica. Assim, pretendemos agir em função do e para o cidadão, no sentido de lhe facultar a possibilidade de progredir, a nível pessoal e profissional, e concretizar esse mesmo desenvolvimento.
Como pensamos conseguir tal objetivo?
Para começar, inaugurámos a Escola de Condução. As instalações são bem arejadas, iluminadas e de fácil acesso (junto à estação de comboios). Os nossos veículos são confortáveis, de fácil manuseamento e adaptabilidade à realidade atual e cada vez mais “amigos” do ambiente. Temos também veículos adaptados para futuros condutores com mobilidade reduzida.