Blog
  • Início
19
07
2024

Encontraste o teu carro danificado? Sabe o que fazer

Encontrar o nosso carro batido ou arranhado nunca é uma situação agradável e até é motivo para estragar o resto do dia, sobretudo quando o culpado não deixa nenhuma nota com informações de contacto. Infelizmente é uma situação recorrente, seja na via pública ou mesmo em parques de estacionamento.

1-Não movas o carro e faz uma recolha fotográfica
Chegaste perto do teu carro e notas que lhe bateram enquanto o carro estava estacionado naquele local, e não tem nenhuma nota de culpa ou nenhum contacto do responsável? A primeira coisa a fazeres é analisar os danos, tirares fotografias detalhadas do local e da viatura e chamar a polícia para que possam ser averiguados os factos.
O objetivo passa por chamar as autoridades para permitir a participação do sinistro, ser recolhida informação útil e então poderes contactar a companhia de seguros.

2-Procura testemunhas
É importante também procurar testemunhas, tenta encontrar alguém que tenha visto o ocorrido, não te limites apenas a perguntar se viu o acidente, recolhe os seus dados pessoais como: nome, cartão de cidadão, contacto telefónico e tenta perceber se a pessoa em questão viu qual era o automóvel, se reparou em alguma coisa de anormal, ouviu algum barulho etc… toda a informação é importante.

3-Solicita gravações se houver
Se o teu veículo encontra-se num parque de estacionamento é bem possível que existam câmaras de vigilância. As imagens recolhidas por estas câmaras podem valer como prova dos factos ou mesmo ajudar-te a encontrar alguém que tenha assistido a tudo o que aconteceu. Contacta os responsáveis do parque para poderes aceder a estas imagens e vai guardando os dados de contacto de todas as pessoas com quem falas.

4-Entre em contacto com a gestora do parque
Imagina que o teu carro está estacionado no parque de um centro comercial, seja ele pago ou gratuito. Neste caso saiba que está protegido pela Lei de Defesa do Consumidor, razão pela qual é sempre importante contactar os responsáveis pelo parque, isto porque talvez possa haver algum tipo de seguro. De qualquer forma, deve sempre contactar a Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) e expor o acontecimento.

5-Aciona o seguro
Após a chegada das autoridades, feita a participação e entregue toda a informação que dispõe é a altura de acionar o seguro automóvel junto da seguradora.
Em muitos casos não tens que pagar tudo. Se existir política da entidade gestora do parque privado que cubra os danos, reivindica-os. Caso a entidade se recuse a ajudar, lembra-te do Código de Defesa do Consumidor que referimos a cima.
Caso não consigas uma solução positiva, tens ainda a opção de contactar um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo.
Após acionares o seguro, será enviado por parte da seguradora uma equipa de peritagem no local que pode e deve pedir as informações recolhidas à polícia, a qual facilitará as mesmas, de forma a aferir o que terá acontecido.

E o Fundo de Garantia Automóvel é aplicável?
O Fundo de Garantia Automóvel é um fundo público gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) destinado a indemnizar vítimas de acidentes de viação quando o responsável é desconhecido ou isento da obrigação de seguro em razão do veículo em si mesmo ou porque o responsável é incumpridor da obrigação de seguro de responsabilidade civil automóvel, ou seja não tem seguro.
No entanto, se te baterem no carro enquanto estava estacionado e o responsável é desconhecido, o Fundo de Garantia Automóvel não o indemnizará. Só o faria se do acidente resultassem danos corporais significativos, os quais, de acordo com o artigo 49º do DL n.º291/2007 de 21 de agosto, são todos aqueles que determinem morte ou internamento hospitalar igual ou superior a sete dias; incapacidade temporária absoluta por período igual ou superior a 60 dias; ou incapacidades parcial permanente igual ou superior a 15 por cento.

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode