Dicas para um bom estacionamento
O estacionamento é uma das manobras que (obrigatoriamente) todos têm de aprender. Acontece que não é algo que se aprende do dia para a noite, mas com as dicas certas da Segurança Máxima (e algum treino) vais conseguir estacionar com mais facilidade.
Na maioria das vezes, no momento de estacionar, o condutor fica nervoso e isso acaba por atrapalhar esta manobra que por si só já eleva os níveis de stress.
Existem 3 tipos de estacionamento que todos nós, eventualmente, acabaremos por ter de fazer, nomeadamente o estacionamento paralelo, o perpendicular e o diagonal. Neste artigo a Segurança Máxima irá explicar-te passo a passo como podes colocar o veículo no espaço pretendido, sem sentires receio, ou até mesmo desistires daquele lugar e preferires procurar um outro “mais fácil”.
Estacionamento em paralelo
1º – Ligar o pisca e colocar o carro lado a lado do veículo à frente do espaço onde queres estacionar, sendo que a traseira de ambos os carros têm de ficar alinhadas.
2º – O segundo passo é rodar o volante na totalidade para o lado direito, colocar a marcha-atrás e, de forma controlada, deixar o veículo avançar para o espaço, sendo que tens de endireitar a direção quando o pilar B do nosso veículo coincidir com a traseira do veículo estacionado.
3º – Olhando atentamente para o retrovisor direito, e à medida que a viatura se vai aproximando do passeio, vira a direção para a esquerda de forma a contornar o passeio
4º – Por fim, e o passo mais simples de todos, ajustar! Quando o veículo estiver paralelo ao passeio, endireita a direção, e, se necessário, aproxima o teu veículo ao da frente.
Estacionamento perpendicular
1º – Ligar o pisca para o lado do estacionamento que queres ocupar e coloca a frente do carro na direção oposta à vaga.
2º – Assim que a traseira do seu veículo coincidir com o farol do lado esquerdo do veículo estacionado, vira a direção toda para o lado direito (durante a realização da manobra olha à tua volta e e explora os espelhos retrovisores).
3º – Verifica se o veículo está a ficar dentro das marcas que delimitam o estacionamento e que não colidem com outro veículo estacionado (se necessário realiza pequenas correções com o volante para corrigir a trajetória).
4º – Assim que o veículo estiver direito – perpendicular à via – endireita a direção e termina o estacionamento sem embater no lancil do passeio.
Estacionamento na diagonal
1º – Faz pisca e vira de forma controlada para a vaga de modo à viatura entrar no lugar;
2º – Tendo sempre em atenção o retrovisor do lado do lugar de estacionamento, certifica-te que não existe o risco de bater nos veículos ao teu lado.
3º – Endireita o veículo e verifica o espaço que tens entre o teu carro e a guia de estacionamento (se necessário abre a porta do condutor e vê).