
Dicas para passares no exame de condução
Apesar de todas as horas de aulas de condução obrigatórias enquanto estás a tirar a carta, por vezes acontecem pequenos erros na altura mais importante de todo este processo – o exame de condução. A Segurança Máxima reuniu as melhores dicas para ti, de forma a que consigas passar no exame com confiança e, acima de tudo, mantendo sempre a calma.
A maioria dos alunos quando sai de um exame de condução, das primeiras coisas que diz é que “afinal não foi assim tão difícil”. Ou seja, um exame nada mais é que uma aula de condução normal, mas com um examinador que te vai dar as indicações exatamente como um instrutor faria. É por esta mesma razão que não há necessidade de ficares nervoso, pois esses mesmos nervos são o que te levam a praticar as faltas que mais são cometidas em Portugal, nomeadamente:
– Esquecermo-nos de fazer todos os passos obrigatórios antes de iniciar a marcha (colocar o cinto de segurança, ajustar os retrovisores, ajustar a posição do banco e do volante);
– Não ceder passagem a peões e veículos (muitas das vezes os alunos estão de tal maneira focados em manter a velocidade que acabam por não reparar que estão peões a começar a atravessar a passadeira, ou então que têm um sinal de stop/cedência de passagem e não dão prioridade aos outros carros);
– Permanecer na faixa mais à esquerda ou do meio sem estar a ultrapassar;
– Mudarmos a mudança demasiado cedo ou demasiado tarde.
Para o exame de condução deves estar apto a fazer inversões de marcha, contornos de passeio, arranques em rampas com inclinação, estacionamentos em espinha, paralelo e em L, manobras de mudança de direção, mudanças de vias de trânsito e um bom trabalho no manuseamento da caixa de velocidades. Estas são manobras que terás de fazer obrigatoriamente, portanto certifica-te que te sentes à vontade a realizares. Aconselhamos também a colocares todas as dúvidas que tiveres ao teu instrutor e, se achares que não estás a 100% em algum aspeto da tua condução, pede ao mesmo para repetirem até acertares! Não te esqueças que existem várias maneiras de ficar automaticamente reprovado num exame, como deixar o carro ir abaixo mais de 3 vezes seguidas, a prática de uma contraordenação grave ou muito grave, a acumulação de um total de 10 faltas durante a prova, acumular 3 faltas na mesma manobra, ou até mesmo numa situação em que o examinador precise de intervir.
Evita ainda conduzir no carro de amigos ou familiares para treinares, pois, mesmo pensando que estás a treinar, na verdade estás a piorar a tua experiência – não te esqueças que, ao fazeres isso, vais estar a adquirir treino num carro que não é o que vais a exame (o que afeta a prática, pois vais-te habituar a uma sensibilidade do pedal de embraiagem, ao peso do volante e tamanho do carro diferentes).
Relativamente às faltas, é importante teres em atenção que este será um dos métodos de avaliação, e estas faltas baseiam-se no quão perfeita é a tua manobra ou condução, e podem ser dadas através de erros como:
– Não olhar para os espelhos retrovisores;
– Não sinalizar uma manobra, ou sinalizá-la muito tarde;
– Usar de forma incorreta a caixa de velocidades;
– Má coordenação no manuseamento do volante;
– Má utilização do travão (pressionar com demasiada ou muito pouca força).
Só tens de ter uma especial atenção a todos estes pontos e verás que tudo irá correr bem. Não te esqueças de deixar o nervosismo em casa 😉 Bom exame, e bons kms!