Amaxofobia: o medo de conduzir
Amaxofobia, que é como quem diz – o medo de conduzir, é mais comum do que pensamos e manifesta-se de diferentes formas. Existem pessoas que só o facto de estarem dentro do carro (sem estar em movimento) já estão com medo, existem também casos em que o medo desperta quando o carro está em movimento e noutros meios de transporte. Esta fobia pode ser bastante limitadora, pois impede o indivíduo de ter muitas deslocações de longa duração.
Esta fobia manifesta-se com diferentes intensidades em indivíduos de diversas idades. Mas porque é que estes episódios acontecem?
– Falta de prática: Pode manifestar-se em pessoas que ainda estão a tirar a carta de condução ou em quem já a tem mas não pratica com regularidade, por isso a Segurança Máxima dispõe de um serviço de aulas de condução para encartados, que é exatamente aquilo que o nome diz: aulas para encartados, que ou por falta de prática ou por medo, não conseguem conduzir sozinhos ou conduzir de todo. Se é o seu caso, pode informar-se numa das nossas Escolas;
– Acidentes traumáticos: Casos de acidentes rodoviários, casos em que algum conhecido tenha sofrido um acidente rodoviário, etc., o medo de conduzir pode surgir por associação a estes acontecimentos e pode prolongar-se por vários anos, pois existe sempre medo que volte a acontecer;
– Distúrbios nervosos: Pessoas que sofrem de problemas de ansiedade e ataques de pânico podem desenvolver Amaxofobia;
– Stress: Há quem desenvolva episódios de stress por estar no trânsito, por ter de conduzir em certas condições meteorológicas.
A Amaxofobia manifesta-se através de:
Ansiedade;
Tonturas;
Pesadelos;
Medo;
Suores.
É possível ultrapassar esta fobia de conduzir ou de entrar num meio de transporte. Neste caso o melhor será começar por marcar sessões de terapia, que com alguns exercícios, vão ajudar a melhorar esta condição, pois é algo que condiciona bastante a vida de quem sofre de Amaxofobia.
O importante será sempre praticar uma condução defensiva.
Circula sempre em Segurança Máxima.