Consequências de conduzir na reserva
Quando estás a conduzir e aparece a luz de reserva no teu carro, e nem sempre consegues ir logo a um posto de abastecimento de combustível, e tentas mesmo poupar o máximo para abastecer novamente o teu carro, mas sabias que andar na reserva pode trazer várias consequências para o teu carro?
Quais são as consequências de conduzir com o carro na reserva?
Quando acende a luz da reserva é sinal que atingiu 10-15% do total do combustível que pode ser armazenada no depósito do seu carro e que está na altura de reabastecer. Mas continuar a conduzir com o carro na reserva pode trazer várias consequências como:
– Resíduos e impurezas: os tanques dos automóveis são feitos de plástico especial que com o passar do tempo o combustível começa a ganhar sedimentos, que acabam por se acumular no fundo do depósito. Se andares com o carro na reserva, a bomba pode acabar por entupir. Todos os carros atualmente têm um filtro do combustível para os reter, contundo pode acabar por deixar passar alguns sedimentos, como consequência, o injetor pode também ficar entupido ou danificado, assim como os próprios cilindros;
– Esforço da bomba de combustível: ao andares com o carro na reserva, a bomba de combustível é obrigada a fazer um esforço, especialmente em subidas, descidas ou curvas, pois o combustível acaba por abanar no depósito, ao fazer mais esforço, a bomba sob aquece e, pode haver um maior desgaste;
– Entrada de ar no sistema: entre os riscos de conduzir na reserva está a possibilidade de entrada de ar no sistema de combustível, ou seja, o funcionamento da bomba fica condicionado pela falta de combustível, podendo causar danos no motor, sendo estes mais graves em carros movidos a gasóleo;
O tipo de combustível tem algum impacto?
Os combustíveis aditivos contêm na sua composição substâncias adicionais, distinguindo-se dos outros pela sua capacidade de aumentar a longevidade do motor, ou seja os combustíveis aditivados ajudam a limpar o sistema de injeção do motor. No caso do gasóleo simples, o ar poderá entrar no circuito do motor e o sistema de injeção não conseguirá restabelecer a pressão normal de arranque e o carro não conseguirá andar.
No caso da gasolina se acontecer o mesmo, as consequências não serão tão graves, embora tanto o motor como o seu circuito sofram e pode ser mais difícil ligar o seu carro.
A idade do carro influência?
Antigamente os carros tinham tanques metálicos que enferrujavam rapidamente se as suas paredes interiores secassem, pelo que será aconselhável mantê-los húmidos, caso contrário a ferrugem poderia libertar resíduos que poderiam entrar no circuito de combustível e danificar o sistema de propulsão. Hoje em dia, os tanques são feitos através de um plástico especial que não danifica nem enferruja. Neste sentido, as únicas impurezas que podem afetar o motor vem do próprio combustível, que é muito mais refinado e purificado do que os carros mais antigos.
É por isso que os carros mais recentes não têm que se preocupar tanto com a reserva do combustível, embora a pouca sujidade que possa estar presente seja mais concentrada quanto menos combustível houver no depósito. Além disso, a pouca sujidade que existe no depósito tem que passar pelos filtros de qualquer sistema de combustível moderno.
Quantos quilómetros consigo fazer na reserva?
Quando acende a luz de reserva no seu carro saiba que em média pode percorrer cerca de 50 a 80km, mas depende sempre de carro para carro.
Conselhos a ter em conta:
Mantém sempre que possível o nível de combustível a um quarto do depósito, idealmente a meio. Se o teu carro chegar ficar na reserva, até ir a uma bomba de combustível abastecer o teu veículo evita acelerar e travar bruscamente em caso de escassez mantém a velocidade entre os 60 e os 80 km/h.