CONDUÇÃO NOTURNA: Dicas para manter a segurança
A ocorrência de menos acidentes no período noturno não invalida o facto de que as condições de condução estejam alteradas e não tenhamos que ter cuidados redobrados pois apesar de serem menos acidentes tendem a ser mais graves.
Maior parte da informação que um condutor precisa vem através da visão e a baixa luminosidade que a noite nos disponibiliza faz com que os nossos olhos sofram um défice de informação, reduzindo 20% da capacidade visual do condutor.
Damos-lhe algumas dicas para se manter em segurança:
- Luzes de cruzamento: Ligar uma hora antes do pôr do sol. Lembre-se que os máximos são apenas para serem utilizados quando não há veículos na nossa direção ou na direção oposta para não causar ofuscamento. Certifique-se que os sistemas de iluminação funcionam corretamente e que a altura dos faróis está bem ajustada.
- Limpeza dos vidros traseiros e pára-brisas: Não só para facilitar a visibilidade durante o dia mas também é importantíssimo para a condução noturna já que evita reflexos.
- Luz interna: Não conduza com a luz interna acesa uma vez que provoca um grande contraste entre o interior e o exterior e diminui a visão. Não olhe diretamente para as luzes dos outros veículos uma vez que pode ofuscá-lo.
- Sonolência: Se custar a fixar o olhar, sentir-se cansado ou a bocejar provavelmente está a sentir sonolência. A qualquer sinal de fadiga ocular, sonolência, comichão nos olhos ou lágrimas, encoste num lugar seguro e descanse antes de continuar a viagem.
- Vigilância de espelhos: Deve ser aumentada, ter o veículo bem ventilado e ouvir música que não distraia da condução.
- Adaptar velocidade: Se a estrada for muito escura, a velocidade deve ser diminuída e a distância do veículo que circula à nossa frente deve ser aumentada.
- Descanso: Em viagens noturnas é aconselhável a paragem para descanso a cada hora e meia.