Condução Defensiva, o que é e como utilizar?
Mas afinal em que consiste a prática de uma Condução Defensiva?
O conceito de Condução Defensiva tem como significado uma forma de condução que visa prevenir, evitar ou mesmo não provocar qualquer tipo de acidente. Sendo assim, esta permite que o nível de segurança na estrada aumente, ou seja, consiste na capacidade do próprio condutor de se antecipar a um problema e responder ao mesmo de forma que se proteja e aos que o rodeiam.
É importante que o condutor esteja atento ao meio que o rodeia, que sinalize todos os seus movimentos e claro, que cumpra as regas do código da estrada. Esta condução pretende assim prevenir e não provocar nenhum acidente, tendo em conta as condições meteorológicas, de circulação, do veículo e dos comportamentos do outros intervenientes.
Para tal é necessário cumprir com as seguintes diretrizes:
- Esteja atento ao ângulos mortos, quando necessário rode ligeiramente a cabeça de modo a tornar as zonas invisíveis, visíveis;
- A concentração é fundamental em todos os momentos da condução, não se distraia com o telemóvel ou com os passageiros;
- Observe o ambiente que o rodeia, de modo a garantir sempre a distância de segurança dos outros veículos;
- Utilize os espelhos retrovisores;
- Sinalize todos os movimentos, contudo antes de realizar qualquer manobra garanta que a pode realizar com as condições de segurança necessárias;
- Adapte a condução às circunstancias e condições meteorológicas;
- Tenha em atenção o seu estado emocional, uma vez que o mesmo pode afetar a sua condução.
Contudo mesmo com a prática de uma condução defensiva os acidentes podem acontecer, uma vez que existem inúmeros fatores que podem comprometer a sua segurança e a dos outros.