Comportamentos perigosos na estrada
Os comportamentos de risco dos portugueses na estrada são cada vez mais comuns. O desrespeito pelas regras do código e por todo o ambiente envolvente, ou seja, os peões, outros condutores e o meio ambiente, é cada vez mais normalizado, o que não deveria de ser.
Seguem alguns exemplos:
Utilização extrema do telemóvel
Seja para fazer uma chamada, responder a um SMS ou até colocar um like naquela foto de um amigo. Todas essas coisas podem ser feitas quando não estás a conduzir. Os condutores, cada vez mais, colocam a sua segurança em risco por sentirem a necessidade de serem imediatos a responder às notificações do telemóvel.
Não respeitar a sinalização/ regras de trânsito
Rotundas:
Nas rotundas tens de ceder sempre a passagem a quem já se encontra dentro da rotunda. Se fores sair na primeira saída, permaneces na faixa da direita e se fores sair numa das outras, ficas sempre na faixa da esquerda. Além de teres de respeitar estas regras, utiliza sempre os piscas para indicares aos outros condutores o teu destino.
Quando estas regras não são respeitadas a probabilidade de haver um acidente é muito alta e põe em causa a segurança de todos aqueles que se encontram a contornar a rotunda.
Semáforos:
Um dos grandes erros quando maior parte dos condutores se encontram de frente para um semáforo é (quando está com a luz amarela acesa) acelerar antes da luz vermelha se acender.
Arremesso de objetos pela janela
Pequenos papéis, beatas de cigarros, garrafas, etc.. Além de estares a poluir o ambiente, também estás a colocar aquela zona em risco de incêndio. Todo o lixo que estiver no teu carro terá de ser colocado nos locais certos.
Álcool
A problemática de sempre, que põe ainda mais em risco todos aqueles que circulam na via pública. Se vais conduzir, não bebas bebidas alcoólicas.
Estar a mexer em tudo, menos no volante
Não encontras a carteira? Estás com fome? Queres mudar a música na app do telemóvel?
Sabias que 1 em cada 10 acidentes são provocados por distrações ao volante? Deixa para depois o lanche que queres comer, a música que podes ouvir noutra altura e a carteira, porque parares o carro vais ter oportunidade de a encontrar.
Estes são apenas cinco exemplos de muitos outros riscos que os condutores cometem na estrada. Cada um destes casos pode originar graves acidentes e as boas notícias são que podem ser todos evitados, se cada um de nós tiver civismo e pensar na segurança de todos aqueles que circulam na estrada.
Por isso, enquanto estás a conduzir, concentra-te na estrada, pois estás a meter em risco a tua segurança e dos outros.