Como preparar o regresso às aulas e as viagens de carro com os mais novos
Sabia que em Portugal cerca de 53% das crianças vão para a escola de carro?
Com o regresso às aulas à vista, achámos que seria muito pertinente trazer alguns conselhos para melhorar a segurança e os momentos de todos nestes trajetos.
Está a usar o equipamento certo? As cadeirinhas são a melhor proteção possível no que diz respeito aos mais novos. E as diretrizes são simples: até aos 12 anos de idade ou menos de 135cm de altura devem viajar com estes equipamentos, adequados à sua idade, mas também ao peso e altura.
Com menos de 3 anos: poderá ir no banco da frente, lugar do passageiro, desde que numa cadeirinha adequada, virada à retaguarda e com o airbag desativado.
3 ou mais anos: deverá levar sempre a criança na posição mais segura, no banco de trás, de preferência no local por trás do passageiro. A cadeirinha desta vez já poderá ir virada para a frente. Mantendo o cinto de segurança apertado em todos os momentos, mesmo quando eles não parecem querer.
Embora seja mais prático levar o casaco já vestido, esta peça de roupa acaba por distanciar mais o cinto de segurança. Assim, vista os casacos já na porta da escola. O ideal será ir tudo no porta-bagagens para que, em caso de acidente, não existam objetos a atingir quem se encontra a bordo.
Quando a viagem é propensa a apanhar trânsito recomendamos que utilize uma cortina ou rede que proteja os mais novos.
Alguns jogos para fazer em família durante a viagem:
– Contar histórias através do que se vê nas janelas. Um “era uma vez” mais criativo e onde, dependendo da idade, podem dar uso à imaginação.
– Fazer contas e jogos de memórias com as matrículas.
– Concurso de Karaoke, ou não estaríamos no carro, onde a música é o maior evento.
– Aproveite para ensinar o mais novo a ter um comportamento defensivo enquanto peão. Como por exemplo, para que servem as passadeiras ou como funciona o semáforo.