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04
11
2022

Como mudar um pneu

Estás sozinho no teu carro a fazer uma viagem, de repente ouves um barulho e reparas que o teu pneu furou, sabes como agir?
Muitos condutores ficam nervosos só de pensar que isto lhes pode acontecer a qualquer momento e que não conseguiriam contornar a situação por si mesmos. Se és um desses condutores, então este artigo veio vai ajudar!

Antes de perceberes como agir perante um furo, tens de saber como te podes preparar para um. O ideal é teres sempre uma chave inglesa com um pneu sobressalente no teu porta-malas, mas se o teu carro não tiver espaço para o colocar, então a solução é adquirires um Kit de reparação de furos.
Caso algum dia te vejas numa situação destas (esperemos que não), tens aqui um artigo que te vai ajudar a seguires viagem de forma segura!

Passo a passo
Antes de proceder a qualquer ação, é importante certificares-te que tens o carro mais encostado à berma possível, os 4 piscas ligados, a primeira mudança colocada e o travão de mão para cima. Agora que estes passos estão feitos, podes sair do veículo com cuidado e proceder à mudança do pneu em poucos passos:

1- Colocar o colete refletor e retirar o triângulo de sinalização, colocando-o a 30 metros de distância (cerca de 30 largos passos), de forma a ser visível a pelo menos 100 metros de distância;
2- Utilizar a chave inglesa para desapertar os parafusos do pneu no sentido contrário ao do relógio, mas não desapertando totalmente.
3- Com os parafusos soltos, coloca o macaco por baixo do veículo no sítio certo (se não souberes onde é, consulta o manual), e levanta o carro até que a roda fique sem tocar no chão.
4- Agora desaperta totalmente os parafusos do pneu e retira-os, guardando-os com cuidado. Retira o pneu e coloca-o por ao lado do macaco, por baixo do carro (assim, caso o macaco falhe, o carro cai em cima do pneu e não no alcatrão).
5- Coloca o pneu sobressalente e insere os parafusos, sendo que só os deves apertar em forma de X – ou seja, primeiro apertas ligeiramente um, e depois apertas o que se encontra na diagonal desse, repetindo o processo com os outros dois. Por sua vez, quando concluíres, só tens de arrumar o pneu furado/rebentado no local de onde retiraste o sobressalente, retirar o macaco e seguir até à oficina mais próxima!

Como usar o Kit de reparação de furos
O Kit de reparação de furos é a solução mais utilizada pelos condutores, pois não só é mais barata do que comprar um pneu novo, como também é mais leve (o que pouca combustível) e ocupa menos espaço. De forma a tapares o furo com sucesso, terás de seguir os passos 1, 2, 3 e 4 de “Como mudar o pneu”, sendo que depois:

1- Remover o objeto que causou o furo e deixar o ar sair.
2- Inserir o cabo serrilhado no furo e fazer movimentos circulares para limpar o furo.
3- Colocar cola na ferramenta com a agulha.
4- Colocar a ferramenta e a agulha no furo até ficar firme.
5- Cortar o excesso de material e aguardar uns minutos. Encher o pneu e coloca-lo novamente na roda. Apertas em forma de X, retiras o macaco e segues viagem, mas sempre com precaução!

Boas Viagens!

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

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