COMO ESCOLHER A MOTA IDEAL
Se sempre tiveste um fascínio por motas e sonhas em um dia passear na tua mota, nós podemos ajudar-te. Neste artigo vamos ajudar-te a saber qual a tua mota ideal.
Antes de tudo tens que saber que há várias categorias de carta de mota:
Licença Especial de ciclomotores-
A licença especial de ciclomotor tem como requisitos mínimos: idade obrigatória de 14 ou 15 anos; frequentar o 7º ano de escolaridade, com aproveitamento no ano letivo anterior e a realização do curso que tem uma lotação mínima de 5 candidatos e máxima de 20 candidatos. Com esta categoria fica habilitado a conduzir ciclomotores, um veiculo dde duas ou três rodas com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45km/h e cujo o motor:
- no caso de ciclomotores de duas rodas, tenha cilindrada não superior a 50cc, tratando-se de motor de combustão interna ou cuja potência máxima não exceda 4kw, tratando-se de motor elétrico;
- no caso de ciclomotores de três rodas, tenha cilindrada não superior a 50cc, tratando-se de motor de ignição comandada ou cuja potência máxima não exceda 4kw, no caso de outros motores de combustão interna ou de motores elétricos.
AM
A categoria AM, da carta de condução, abrange ciclomotores e motociclos até 50cm³, motocultivadores com reboque ou retrotem, tratocarros e máquinas industriais, com massa máxima não superior a 2500kg, quadriciclos ligeiros.
A2
A categoria A2 tem como requisitos a idade mínima de 18 anos, e fica habilitado a conduzir motociclos de potência máxima não superior a 35KW, relação peso/potência não superior a 0,2KW/kg, não derivados de versão com mais dodobro da sua potência máxima. A carta de condução desta categoria habilita ainda a conduzir veículos das categorias A1 e AM.
A
A categoria A tem como requisitos a idade mínima de 24 anos, ou 20 desde que possua 2 anos de habilitação da categoria A2, descontando em que se tenha estado proibido ou inibido de conduzir e fica habilitado a conduzir motociclos, com ou sem carro lateral, e triciclos a motor. A carta de condução desta categoria habilidade ainda a conduzir veículos das categorias A1, A2 e AM.
A1
A categoria A1 tem como requisitos a idade mínima de 16 anos e fica habilitado a conduzir motociclos de cilindrada não superior a 125cm³, de potência máxima até 11KW e a relação peso/potência não superior a 0,1KW/kg, e triciclos com potência máxima não superior a 15KW.
Quando chegar o momento de comprar a tua mota seja em que idade for, é importante ter em atenção que representa uma enorme emoção e adrenalina, mas também deve incluir racionalidade e compromisso com a segurança, para além da noção de que se trata de um veículo com uma condução e comportamento muito diferente dos veículos de quatro rodas.
Os tipos de motas:
- Mota de estrada, urbana e “scooters”:
São uma escolha indicada para motociclistas de primeira viagem. As “scooters” são o modelo perfeito para ganhar destreza, têm um espaço razoável de arrumação para capacetes e outras coisas. Consomem por norma pouca gasolina e são leves e fáceis de conduzir ou de estacionar. Há modelos de scooters de 50cc, ou seja podem ser conduzidas aos 14 anos, depois existem outros modelos que chegam a cima de 800cc.
As motas de estradas e urbanas são dos modelos mais versáteis, equilibrando potência, peso, estilo e preço. São inspiradas nas motas desportivas, mas com a vantagem que eliminam a maioria das proteções aerodinâmicas que as tornariam mais volumosas e caras.
- Mota “Dual Sport”, aventura e trail:
Este modelo é conhecido pelo seu conforto perfeito para percorrer grandes distâncias, tanto em estradas como fora dela. São motas para circular em todos os tipos de terreno, são de grande dimensão, altas, pesadas no entanto o seu peço e a dimensão torna-as menos indicadas para grandes saltos, ou derrapagens em terrenos mais difíceis. Estas motas são aconselhadas para motociclistas experientes e para grandes viajantes.
- Motas de todo-o-terreno, enduro e motocross:
Estes modelos foram criados para as aventuras na terra, areia, lama, pedras… São normalmente altas e esguias, com rodas de grande diâmetro e pneus cheios de sulcos, para uma maior aderência de forma a ajudar nos buracos e nos saltos. Nas últimas décadas tornaram-se também muito populares as motas de aventura, trial, dual sport por garantirem uma boa performance e conforto tanto em estrada como fora dela.
Este é um tipo de mota que exige tempo de aprendizagem em superfícies de terreno que apresentam riscos, sendo necessária algum cuidado para quem está a entrar agora neste mundo.
- Motas desportivas de turismo:
Este modelo possuí uma grande capacidade de bagagem quando comparado com uma moto desportiva e são quase sempre motas de turismo, embora com motores, suspensões e travões distintos. Apresentam uma combinação de personalidade desportiva (motores potentes e posição de condução mais inclinada) com características pensadas para grandes viagens. As motas desportivas de turismo apresentam menores dimensões, menor peso e um comportamento em curva mais vincada do que uma mota de turismo.
- Motas de turismo:
Este modelo como o nome indica são perfeitas para grandes viagens, pelo seu conforto para o condutor e para o pendura, assim como pelas boas características de transporte e de bagagem. São por isso, motas grandes e pesadas que se distinguem pelos motores de maior cilindrada, melhor proteção contra os elementos, maior autonomia de combustível, vasto equipamento e preço elevado. Apesar de não ser o modelo mais aconselhável para quem procura a primeira mota, especialmente se não pretende fazer grandes viagens mais tarde, podem ser motas mais fáceis de conduzir do que uma “cruiser” e mais seguras que uma mota desportiva.
- Motas “cruiser”, “chopper” e custom:
Este modelo conhecido pelo seu estilo mais americano, com o guiador um pouco levantado e uma posição de condução que quase atira as costas para trás. As chopper adaptam-se a um estilo de vida muito próprio, são caras, facilmente a cima de
20 mil euros, barulhentas e não tão fáceis de manobrar, pela posição de condução ou pelo peso que requerem uma maior experiência e dedicação.
- Motas desportivas ou de competição:
Este modelo é conhecido pela sua velocidade, o puro desempenho e espírito desportivo são o objetivo principal na base deste tipo de motos. Em geral, são modelos baseados nas suas irmãs de pista.
Apresentam-se como motos mais pequenas, ágeis e de baixo peso, privilegiando o máximo rendimento, com um único objetivo: potência e velocidade, a eficiência de consumo de combustível é baixa e a posição de condução é baixa, com apoios de pés elevados e um acesso aos comandos mais longo. O que exige a conduzir de forma inclinada e a colocar o peso da parte superior do corpo nos braços e pulsos, resultando numa experiência de condução mais cansativa. Apesar de leves e com elevado poder de travagem, este tipo de mota apresenta mais riscos na estrada para motociclistas inexperientes.
É muito importante antes de tomar uma decisão final que faça um teste à mota, pois vai ajudar a identificar qual o modelo perfeito para ti. Experimenta vários modelos para diminuir o número de candidatas e só depois experimenta na estrada aqueles que st sente mais confortável, até perceber que é a tal.
Ao sentares-te na mota deves verificar:
* Se o banco é confortável e tem altura certa;
* Se consegues colocar os dois pés bem assentes no chão;
* Se consegues com facilidade subir e descer da mota;
* Verificar se os comandos, punhos e apoios dos pés estão no local certo;
* Se o tamanho e o peso são ideal para si.
Ao testar na estrada deve verificar:
* Se o motor não é demasiado potente ou se faz esforço para obter a resposta que pretende do motor;
* Se os travões são adequados à mota;
* Se as mudanças são suaves;
* Se os comandos são ergonómicos e funcionam como o esperado;
* Se sente dor ou desconforto nos pulsos, braços ou zona lombar;
* Se o banco continua a ser confortável passado algum tempo.