Como conduzir no pára-arranca?
Grandes cidades, muita confusão na hora de voltar para casa. Nunca é agradável sair do trabalho cansado e deparar-se com uma fila enorme na auto-estrada, no entanto, não vale a pena deixar os nervos tomarem conta de si. No artigo de hoje deixamos-lhe algumas situações que deve evitar no trânsito.
1- Não saltite de faixa em faixa
Às vezes está parado na fila à direita, olha para o outro lado e vê os carros acelerar. O que faz? Passa para a faixa que está a andar mais depressa. Quando pára nessa faixa, volta a olhar para a direita e assim sucessivamente. Evite causar o transtorno que não gosta que lhe causam a si e não se coloque na situação de o carro de trás lhe dar um “beijinho”. O seu destino irá continuar no mesmo sítio e acabará por o alcançar na mesma, mantenha a calma.
2- Utilize os piscas
Não, os piscas não são um acessório novo nos automóveis. Estes sempre existiram e devem ser utilizados em todas as ações que pratica na estrada. Sempre que vá mudar para outra faixa sinalize a sua ação devidamente e evite batidas do automóvel atrás e desavenças. Dessa forma, apenas irá causar mais embaraço e prolongar o seu tempo na estrada. E tenha atenção à utilização dos espelhos, pois é muito comum motociclistas ocuparem pequenos espaços entre os veículos, havendo o perigo de colisão.
3- Poupe combustível
Evite acelerar desnecessariamente para uns metros à frente para parar novamente. Poupe o ambiente e o dinheiro na carteira. Ao evitar acelerar em demasia, estará a reduzir as emissões de CO2 e o gasto de combustível. Faça uma condução consciente: acelere suavemente e pare o carro em segurança e com a devida distância de segurança.
4- Não utilize o telemóvel
Este conselho é básico mas é sempre bom relembrar. Quando estamos parados à vários minutos numa fila de trânsito, às vezes podemos cair na tentação de abrir uma rede social, verificar as mensagens e acabar por distrair-se a ver um vídeo de gatos fofos ou aquele comediante que não perde nenhuma oportunidade para partilhar uma nova piada. Quando dá por si, só termina o que está a fazer quando se apercebe que já estão 10 carros atrás a atirarem-lhe. Assim, evite o uso do telemóvel no pára-arranca. Se está saturado, ligue a um amigo para lhe fazer companhia, mas faça-o utilizando a funcionalidade de alta-voz do carro. Se não tiver essa funcionalidade, ouça música para se distrair.
5- Ligue o GPS
Antes de partir para o seu destino, verifique se o caminho encontra-se livre de congestionamentos. Se verificar que existe trânsito, ligue o GPS e tente procurar um caminho alternativo que evite-lhe ficar ansioso ou chateado. O “Waze” é uma aplicação do Google disponibilizada para todas as cidades da Europa, que permite-lhe ter acesso a localizações com longas filas de trânsito, bem como acidentes rodoviários e outros perigos. Esta é gratuita e será muito útil antes de iniciar o seu percurso.