Documentação necessária:
- – Documento de Identificação;
- – Contribuinte;
- – Carta de Condução;
- – Atestado Médico;
- – Exame Psicotécnico;
- – 2 Fotografias originais, tipo passe.
A categoria C1+E inclui conjuntos de veículos acoplados, compostos por um veículo trator da categoria C1 e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada superior a 750 Kg, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda os 12 000 Kg; Conjunto de veículos acoplados, compostos por um veículo da categoria B e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada superior a 3500 Kg, desde que a massa máxima formada pelo conjunto não exceda 12 000 Kg.
Para a obtenção da categoria C1 + E numa escola de condução, é necessário ser titular da categoria B (ligeiros) e da categoria C1, residir em território nacional, não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir, ter aptidão física, mental e psicológica e possuir, no mínimo, 18 anos de idade.
Após inscrição numa escola de condução, o candidato deve realizar, pelo menos, 8 aulas práticas e 100 km, seguindo-se a marcação do exame prático de condução.
O principal objetivo destas aulas práticas é que o candidato possa aprender e adquirir a diversidade das exigências requeridas pela condução de um veículo com reboque (conjunto de veículos), tanto em relação às novas dimensões, como também quanto à redução e novas perspetivas de visibilidade.
Não devemos também esquecer que, quando se realizam manobras – nomeadamente a mudança de direção em locais estreitos –, por vezes, é necessária a utilização de um maior espaço da faixa de rodagem, podendo induzir os outros em erro. Por outras palavras, criar perceções incorretas da direção que o veículo vai ter, como por exemplo, quando o condutor desvia o veículo para a esquerda para ganhar espaço mas pretende mudar de direção para a direita.
Neste sentido, a sinalização das manobras – com antecedência – e a boa observação do contexto circundante são duas ações que se tornam fundamentais para prevenir a ocorrência deste tipo de equívocos ou falsas perceções, que são bastante comuns e que podem acontecer a qualquer um dos utilizadores do espaço público.
Afinal, conduzir é um prazer que deve ser partilhado com responsabilidade e segurança.
Atreva-se a ter uma condução positiva!