Blog
  • Início
23
12
2021

As tradições de Natal pelo mundo

Conheces as tradições de Natal em diversas partes do mundo?

Nesta época, celebra-se o natal um pouco por todo o mundo, onde cada região segue as suas próprias tradições. Mantemos os costumes e tradições, passados de geração em geração.
No Natal, em especial para os cristãos católicos, festeja-se o nascimento de Jesus Cristo. Celebra-se também a união, a família, o amor e a esperança.
As tradições de Natal são diferentes pelo mundo, mas têm muitos pontos em comum.

Natal em Belém

No Natal as ruas de Belém enchem-se de turistas, a curiosidade é muita para conhecer o local onde nasceu Jesus. Antigamente, a maioria da população da cidade era católica, mas ao longo dos anos, muitos católicos emigraram e atualmente, a maior parte dos habitantes é muçulmana.
Apesar das diferentes crenças religiosas, o dia de Natal é muito respeitado por todos. É considerado uma festa de paz e esperança, tanto pelos católicos como pelos judeus e muçulmanos.
No dia 24 de dezembro é tradição fazer-se uma marcha, acompanhada de cânticos natalícios até à Basílica da Natividade. Este é o local onde se pensa ter nascido Jesus. Na basílica é celebrada a missa de Natal, no fim os peregrinos dirigem-se para a gruta onde Jesus nasceu, onde beijam uma estrela especial.
Como não pode faltar, no fim das celebrações os padres oferecem aos peregrinos, vinho e pão preto que representam a Ceia de Natal.

Natal em Portugal

Em Portugal, celebramos o Natal com muita união e tradição. O bacalhau e o bolo rei nunca podem faltar na mesa dos portugueses. Em todas as casas encontramos uma árvore de Natal, seja um pinheiro verdadeiro ou artificial. Este é decorado, iluminado e rodeado de prendas, fica montado durante a época de Natal, sendo desmanchado no dia de Reis, 6 de Janeiro.

Natal em Espanha

Em Espanha, o Natal é celebrado com uma forte influência católica. Na noite de 24 e no dia 25 as famílias e amigos reunem-se à mesa, com o tradicional Peru.
Os presentes são trocados apenas no dia 6 de Janeiro, Dia de Reis.

Natal na Finlândia

A Finlândia tem uma ligação muito profunda com a época natalícia. “Acredita-se” que é na Lapónia que vive o Pai Natal, a sua esposa e os ajudantes.
O Natal começa a ser celebrado no primeiro fim de semana de dezembro, que marca o início do Advento. Em cada domingo, acende-se uma vela. No último domingo antes do Natal, queimam-se quatro velas na janela anunciando o início da celebração.
No dia 24 de dezembro, ao meio dia, é proclamada a Paz de Natal, transmitida na rádio e televisão. Após este anúncio, celebra-se a missa de Natal, durante a tarde ou no início da noite, acompanhada de cânticos natalícios. À noite, é servida a tradicional ceia que inclui pernil de porco e puré. No final, as crianças esperam ansiosas pela chegada do Pai Natal.

Natal nos Estados Unidos da América

Acreditamos que a influência das decorações natalícias e a estandardização do Natal tenha surgido nos Estados Unidos. Aqui, esta celebração é rica em brilho, cor, luz, bonecos de neve, grinaldas e árvores de Natal exuberantes. A ideia do consumismo nos dias antes do Natal começou aqui e ao longo dos anos tem se estendido ao resto do mundo.
Na véspera de Natal, com o tradicional peru recheado à mesa e ao som de canções natalícias, as famílias confraternizam. As meias penduradas na lareira aguardam a chegada da manhã de 25 de dezembro para a abertura dos presentes.

Natal na Austrália

Para a maioria da população mundial, o Natal está associado ao frio e à neve. Mas o mesmo não se pode dizer dos australianos, que celebram o Natal em pleno verão.
Na Austrália, é costume celebrar o Natal na praia com a família, enquanto se desfruta do churrasco de peru. No dia 25 de dezembro, as praias enchem-se de pessoas e de surfistas vestidos de Pai Natal.

Natal no Japão

No Japão, o Natal tem um significado meramente comercial, fugindo um pouco das restantes tradições pelo mundo. A minoria católica do país celebra o Natal juntando família e amigos na noite de 24 de dezembro. Para a maioria da população japonesa, este feriado tem pouco significado. É visto como o Halloween ou o Dia dos Namorados.
A celebração do Natal no Japão começou devido à forte emigração ocidental para este país. Isto fez com que a data fosse lentamente implementada na cultura japonesa, contagiada pelas outras tradições de Natal pelo mundo.
A comemoração deste dia tem ganho cada vez mais adeptos. A partir de novembro, as ruas são enfeitadas com luzes e árvores de Natal. No entanto, a data é vista como uma celebração romântica. Os casais têm por hábito sair para jantar e trocar presentes e as famílias aproveitam para passear. Por norma, ao jantar, come-se frango frito e bolo de chantili com morangos.

As tradições de Natal pelo mundo são diferentes, mas idênticas na celebração da família e de uma noite de paz. Independentemente do país, das crenças religiosas e das tradições, o mais importante é celebrar o Natal com aqueles que mais ama. Festeje em família a esperança, a paz, a união e, sobretudo, o amor.

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode