Blog
  • Início
25
11
2022

A posição correta para conduzir

O primeiro passo para uma condução mais confortável, focada e segura é sem dúvida adequar o teu corpo ao banco do condutor conseguindo, assim, que os teus braços não fiquem demasiado esticados ou encolhidos e que os teus pés estejam a tocar nos pedais na posição perfeita. Desta forma conseguirás fazer viagens tranquilas, sem teres aquela sensação (que todos já tivemos) de que não estamos bem sentados. Antes de mais nada, vale relembrar que estes ajustes devem ser feitos sempre antes de iniciares a marcha, e com o carro estacionado (pois é proibido fazê-lo em andamento).

Que passos tomar?

1- Antes de qualquer outro passo, tens de ajustar o banco! Para saberes se tens de o colocar mais para a frente ou mais para trás, encosta as costas no banco e coloca as mãos no volante. Os braços têm de fazer um ângulo de 90º. Se estiverem muito esticados tens de colocar o banco mais para a frente, se estiverem muito encolhidos terás de colocar para trás. Outra maneira de se ver se é necessário reajustar o banco, é esticar os braços ao máximo em cima do volante e, quando os pulsos ficarem a tocar na parte de cima do volante, significa que estão na posição correta! Tranca o banco nesse exato momento.

2- Agora que os braços estão bem colocados verifica se os teus calcanhares, estando apoiados no chão, estão encostados nos pedais. Este passo é fundamental para não causar fadiga em caso de viagens mais longas.

3- No uso dos pedais, o único pé que vai ser utilizado para a embraiagem é o pé esquerdo. Deste modo, a posição mais correta será colocar o pé em descanso sempre que não está a ser utilizado, de forma a evitar a fadiga muscular.

4- A posição mais acertada de agarrar no volante é a posição “9:15”. Ou seja, imagina que o volante é um relógio, terás de colocar as mãos nas respetivas horas (como indicado abaixo). Esta posição será a melhor a optar na grande maioria das tuas viagens, isto porque é a forma mais segura em caso de teres de te desviar de um objeto na estrada, como uma pessoa, um animal, um carro, etc.

Estes passos devem ser realizados não só sempre que mudes de viatura, mas também sempre que – por algum motivo – tenhas de mover o banco ou depois de vir da oficina. Tudo isto de forma a que esteja sempre garantida a segurança e o maior conforto possível. Há medida que vais ganhando experiência a conduzir, os teus hábitos de condução podem variar, mas é necessário verificares que a tua posição não muda! Por vezes vê-se condutores (maioritariamente mais jovens) a conduzir com o banco todo para trás e com o braço todo esticado, mas agora já sabes que não podem conduzir assim! Aliás, se tiveres um amigo desses, manda-lhes este artigo 😉.

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode