A importância das viseiras dos capacetes
As viseiras dos capacetes são uma barreira entre insetos, partículas, pedras e a face do condutor, principalmente a boca e olhos, fundamental para fazer uma viagem tranquila, garantido a proteção e segurança para o motociclista.
A viseira deve estar sempre abaixada, ela só pode ser levantada quando o veículo estiver totalmente parado.
O uso da viseira correta é obrigatório por lei.
Os diferentes tipos de viseiras
Há vários tipos de viseiras para capacetes, das mais simples às mais complexas, por exemplo:
Viseiras transparentes
São as que a maior parte dos capacetes traz de série e aquelas que melhor se adaptam às diversas condições, sem ter de despender muito.
Viseiras escurecidas
São as mais indicadas para uma utilização diurna, em que predomina a luminosidade solar e respetivos reflexos, mas contra-indicadas à noite, pois retiram capacidade de visão.
Viseiras fotossensíveis
São as mais avançadas e recorrem à mesma tecnologia usada em óculos e espelhos retrovisores. Fazem variar a transparência (de transparente a fumada) segundo a intensidade da luz.
Capacete
É o acessório mais importante, pois 45% dos acidentes acontecem nas áreas não abrangidas pelos capacetes abertos. Caso o capacete tenha sofrido uma queda, deve ser rejeitado e substituído após os 5 anos de utilização.
A importância do capacete
O capacete tem como finalidade principal, proteger a cabeça, contra ferimentos causados pela queda de objetos volumosos de níveis elevados, precaver lesões decorrentes de batidas da cabeça contra objetos fixos e contra eventuais descargas elétricas.
A maioria das fatalidades que ocorrem devem-se a ferimentos na zona da cabeça.
Quando deve trocar de capacete de moto?
Em primeiro lugar, fazer uma boa manutenção ao capacete é fundamental.
A maioria dos fabricantes recomenda a substituição após cinco anos a partir da compra.
Mas deve trocar a viseira do capacete assim que os riscos na superfície impeçam uma boa visão. Uma viseira riscada torna-se perigosa na utilização noturna ou sempre que enfrente o sol baixo no horizonte, ao início e fim de dia, devido aos reflexos criados.