Blog
  • Início
16
02
2024

Benefícios da Eco-condução

Neste artigo enumeramos-te os benefícios da eco-condução, quais as regras a ter em conta e, não nos podemos esquecer claro, da designação deste tipo de condução. Até porque ao termos uma eco-condução isso pode significar uma diminuição dos custos para a nossa carteira, queres saber como? Continua a ler o nosso artigo. 

Mesmo com a indústria automóvel a desenvolver técnicas e veículos cada vez mais ecológicos, não é suficiente. O papel do condutor e a sua prática de condução tem um impacto muito grande nos consumos, emissões de CO2 e ruído. Portanto, começamos por dizer o básico: com uma condução eco tiras melhor partido das capacidades do teu veículo, optimizando os custos, reduzindo a poluição e o ruído e diminuindo os acidentes rodoviários.

Para que te possamos considerar um condutor eco é preciso que tenhas conhecimento técnico, seres metódico e teres uma grande capacidade de foco.

Quais são as vantagens da eco-condução?
Começamos por te dar a vantagem que mais agrada a todos: a poupança de combustível. É verdade! Com a condução eco não só contribuis para a redução do impacto ambiental em todas as tuas deslocações como também poupas no combustível. Esta condução rentabiliza os teus trajetos, diminui as emissões de gases e os efeitos de estufa.
Para além das vantagens mencionadas anteriormente existem inúmeras outras sobre as quais te queremos elucidar.
  • Reduzir o stress da condução
  • Preservar os recursos naturais
  • Aumentar a vida útil do veículo
  • Reduzir o consumo de óleo e outros líquidos de manutenção automóvel
  • Diminuir a erosão dos pneus e o desgaste das suspensões.
  • Maior eficiência energética
Regras de ouro da eco-condução
Uma das maiores tendências da condução atual é o designado “saltitar de faixa”, para evitares um maior consumo de combustível, adapta a velocidade ao trânsito que enfrentas. Em caso de condução na auto-estrada ou vias rápidas, utiliza a caixa de velocidade mais alta possível pois uma mudança alta significa uma rotação mais baixa, que resulta num menor consumo de combustível. Acredita que o teu orçamento mensal vai agradecer-te pois estamos a falar de um potencial de poupança de 10%. Tem em conta que um aumento de velocidade pode provocar um aumento de até 15% no combustível.
Evita, sempre que possível, as travagens bruscas. Com este tipo de travagem, o combustível que é injetada no motor é desperdiçado e assim passas a vida a caminho da bomba para reabastecer.
Não sobrecarregues o teu carro pois segundo o manual de eco-condução do IMT pode acrescer-te até 3% os gastos. Em relação a cargas no teu veículo, evita também transportares bagagens no tejadilho pois altera as características aerodinâmicas  o que provoca um aumento de 5% no consumo  de combustível.
Quanto às janelas do carro tenta mantê-las, sempre que possível, abertas. Na maior parte dos trajetos em circuito urbano não compensa o gasto de combustível usado em sistemas de refrigeração. Caso isso ainda não o convença porque afirma que é mais confortável, talvez isto convença: 20% extra. É o combustível que gasta em dias de trânsito mais intenso com o sistema ligado.
Tem em atenção a pressão dos pneus pois influencia diretamente o desgaste e o consumo do carro. A revisão da pressão pode poupar-lhe 5% no consumo de combustível, principalmente em percursos mais longos.
Na compra do carro tenha em conta qual o tipo de combustível, a potência do carro, a indicação dos consumos e das emissões, a aerodinâmica e todas as indicações sobre a eficiência e manutenção do veículo, pois todos estes pontos terão implicações significativas ao nível dos consumos, das emissões e da sua segurança.

 

Números práticos e de exemplo:
O tempo em ralenti com uma eco-condução é de 13s, enquanto que sem uma eco-condução é de 30s.
O consumo médio (L/100 km) é de 62,9L numa condução normal e 49,6L numa condução eco.
Consegue em média 39 947 rotações no total do motor com uma eco condução enquanto que se não tiver essa atenção as suas rotações chegam aos 45 179.
Estima-se que com uma condução eco reduz-se 28 499,3kg nas emissões de CO2, se poupa 9 283L de combustível. Isto numa média de 70 000km/ano.

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode