11 marcas de carros portugueses
Sabes que houve mais de uma dezena de marcas portuguesas? Diariamente falamos de carros suecos, italianos, alemães… etc o que muita gente não sabe é que Portugal também criou marcas de automóveis, apesar de nenhuma marca neste momento estar no ativo não deixa de ser um marco importante para a história de Portugal.
Sado
A marca Sado criou um único modelo que hoje em dia seria um Smart, produzido pelo Grupo Entreposto entre 1978 e 1985, o modelo Sado foi um carro que teve bastante sucesso em Portugal na altura.
As vendas iniciaram-se em 1982 e custava cerca de 260 000 escudos. As primeiras 50 unidades produzidas venderam como se viessem recheadas de ouro, e tiveram até uma lista de espera.
O carro em si era leve, chegava aos 110 km/h e tinha um motor de 2 cilindros com uma potência de 28 cavalos.
Fonte: O Setubalense
Alba
O modelo de maior sucesso da marca, criado pela metalúrgica Alba em 1952, desenvolvido em Albergaria-a-Velha, foi o Alba 1500 um carro português com maior potência que o Sado, que chegava aos 200 km/h, com a ajuda de um motor de 4 cilindros e 200cv.
O carro foi produzido até 1961 com o intuito de participar em competições. Além deste, havia ainda outro modelo da marca, o Alba 1100, com motor da Fiat.
Fonte: Wikipédia
Felcom
O Felcom é o carro português mais antigo que há registo, foi construído entre 1933 e 1935 por Eduardo Carvalho e contava com componentes de um Ford A, de um Miller e de um Turcat-Méry, mas transformado com uma cabeça Miller, o que levava este carro a atingir uns estonteantes 160km/h de velocidade máxima, algo impressionante para a década de 30 do séculos XX.
Este carro desportivo participou no Circuito do Estoril e entrou em várias competições do Circuito da Boavista.
Fonte: Turbo
MG Canelas
O MG Canelas foi construído em 1952 e ficou conhecido como sendo um carro de corrida nos anos 50. Com um chassis tubular construído em aço, o MG Canelas tinha um motor de 1500 cc de base MG, mas que foi totalmente remodelado com o intuito de debitar mais potência e poupar peso. Tinha 95 cv, 4 cilindros, 4 velocidades, 550 kg de peso total.
Atingia os 195 km/h e tinha ainda uma caixa com quatro velocidades.
Fonte: Auto Puzzles
AGB IPA
Quando apresentado na Feira das Indústrias em 1958 foi considerado uma revolução na indústria metal-mecânica portuguesa por se apresentar com linhas arredondadas e estar disponível tanto na versão coupé de dois lugares ou familiar de quatro lugares. O AGB IPA, limitado apenas a cinco exemplares, estava equipado com um motor British Anzani de dois cilindros com 300 cm³ a dois tempos com, aproximadamente 15 cv.
Segundo o livro “Automóveis Portugueses” editado pelo Museu do Caramulo, a licença para o fabrico em série teve a feroz oposição do secretário de Estado da Indústria, que havia já optado por outra direção na política industrial e que passava pela montagem de veículos em CKD (completly knocked down) de marcas europeias e americanas.
Fonte: Jornal de Leiria
OLDA
A marca OLDA surgiu em 1954 e conquistou as pistas não só devido à qualidade do projeto, que utilizava tanto o chassis como o motor do Fiat 1100, como também a excelente prestação do piloto e técnico do veículo Joaquim Correia de Oliveira.
O nome OLDA deriva de “Oliveira de Águeda”, com 80 cv, motor de 4 cilindros com 1493cc e 4 velocidades, este carro pesava apenas 500kg e conseguia atingir velocidades máximas de 165 km/h.
Fonte: Pinterest
DM
Construído por Dionísio Mateus na Auto Federal Lda no inicio da década de 50, o DM era animado por um motor de 1100 cm³ com 4 cilindros que o fazia produzir 65 cv. Tinha 500kg e conseguia atingir os 170 km/h.
Fonte: Wikimedia Commons
Edfor
A Edfor teve um modelo de sucesso que foi fabricado em 1937, o Edfor Grand Sport o que o torna um dos mais antigos modelos das marcas de carros portugueses. Este utilizava um motor V8 da Ford e chegava aos 160 km/h. A marca foi criada por Eduardo Ferreirinha no Porto, e chegou a ser conduzido pelo cineasta Manoel de Oliveira, que honrou no filme “Já se fabricam automóveis em Portugal”.
Fonte: Motor 24
Marlei
Foi no Porto, em 1954 que o mecânico Mário Moreira Leite apresentou o Marlei. Este modelo de uma das principais marcas de carros portugueses, tinha um motor cim 4 cilindros, uma caixa de 4 velocidades, com velocidade máxima de 160km/h e com 1588 cm³ e 48 cv de potência, este carro tinha por base o Opel Olympia Caravan.
Fonte: Turbo
UMMO
A UMMO foi uma empresa portuguesa fundada em 1977 com o objetivo de fabricar veículos de todo o terreno para a indústria e agricultura. O sucesso da marca foi garantido, chegando a ter várias variantes do modelo (cabrio co tejadilho, versão de cinco portas, etc.).
Em 2006, a empresa retira-se do mercado, deixando um marco na história do setor em Portugal.
Fonte: Wikipédia
VE
A VE- Fabricação de Veículos de Tração Elétrica, sedida no Entroncamento, surgiu como uma empresa com um propósito específico: desenvolver veículos de propulsão elétrica.
Em 2009, a empresa iniciou o projeto do seu primeiro veículo, o Veeco RT.
Idealizado por João Oliveira, professor e engenheiro mecânico, o projeto assumiu com o objetivo de investir e desenvolver tecnologias de propulsão 100% elétrica, e, no processo, culminar com a construção e produção do primeiro desportivo elétrico português.
O Veeco RT nasceu, assim, como um projeto de investigação, encabeçada pelo VE, e desenvolvido em consórcio com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Contou, ainda, com o selo da iniciativa EUREKA e foi financiado pela QREN e pelo Compete 2020, no âmbito de sistemas de incentivo à investigação e desenvolvimento.
O investimento implementou um total de 1,7 milhões de euros, sendo que o veículo, contou com uma percentagem muito baixa de componentes estrangeiros.
Fonte: Turbo