Blog
  • Início
21
04
2023

11 Dicas para uma viagem de autocaravana tranquila

Cada vez mais procuradas, as autocaravanas permitem a liberdade de viajar com a casa às costas. Sem a preocupação de horários e ter de transportar malas. Tendo ainda o grande benefício de acordar com uma vista privilegiada, caso escolhas um destino perfeito. E sim, basta a Carta de condução B para a poder conduzir.

O que tens de saber?

  • Nem sempre o caminho mais curto é o melhor. Planeia a rota com atenção, seja para ver a altura permitida, postos ou locais de paragem.

 

  • Treina um bocadinho antes de arrancar numa grande viagem. Seja com uma voltinha perto de casa ou no local onde a alugaste.

 

  • Evita o “prego a fundo”! Viaja a uma velocidade moderada para teres uma experiência tranquila. Afinal, este é um veículo com uma dimensão considerável e muitas delas já com alguns quilómetros de bagagem. Em modelos Fiat Ducato ou MB Sprinter, aconselha-se a mudança de velocidade por volta das 2000 rotações.

 

  • Parado no transito? Desliga um pouco o motor. Os modelos mais recentes já o fazem de forma automática para a viagem ser mais económica.

 

  • Como seria de esperar, o peso aumenta o consumo e por cada 100 Kg adicionais, o consumo aumenta, em média, 3 decilitros (0,3l).

 

  • Nunca deixes nada por arrumar e prender antes de arrancar com a autocaravana. Quer seja para malas de roupa ou mesmo a porta da casa de banho ou janelas. Com a velocidade e trepidação podes levar com as consequências… literalmente.

 

  • Apesar da tentação de andar a passear pelas zonas, todos os ocupantes devem permanecer sentados e usar cinto de segurança sempre que o veículo se encontra em circulação.

 

  • Em Portugal é proibido prenoitar fora das zonas pensadas para o efeito. Se fores descobrir o país, pesquisa bem ASAS (áreas de serviço de autocaravanas), parques de autocaravanas ou de campismo. Para além de ser a zona de paragem é também onde podes descartar águas sujas, abastecer o depósito e bateria/eletricidade.

 

  • Podes descarregar algumas das apps que existem para identificar estes locais: Park4night ou Caravanya são bons exemplos.

 

  • Caso tenhas uma rota definida podes e deves tentar fazer uma reserva nos parques de campismo onde pretendes ficar. Principalmente se viajares numa época alta.

 

  • Evita as zonas mais procuradas. Quase toda a gente parte em direção à Costa Vicentina e Algarve. Sim, são locais tentadores. No entanto, o Norte português vale muito a pena ser descoberto. Dá-lhe uma oportunidade.

author: gatodebigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode