Categoria B+E

A categoria B+E abrange um conjunto de veículos – ligeiro mais reboque – cujos pesos excedem os previstos para a categoria B

Categoria B + E

A categoria B+E abrange um conjunto de veículos – ligeiro mais reboque – cujos pesos excedem os previstos para a categoria B (ligeiros).

Nas nossas Escolas de Condução, poderá fazer a autopropositura para esta categoria. Para tal, basta dirigir-se a uma das nossas escolas com a seguinte documentação:

• Documento de Identificação

• Cartão de Contribuinte

• Carta de Condução

• Atestado Médico

 

Esta categoria não tem componente teórica nem prática obrigatórias, é apenas realizado e agendado um exame prático. No entanto, pode se assim o desejar, fazer a marcação de algumas aulas práticas, mediante o respetivo pagamento das mesmas. Ou, por outro lado, pode simplesmente reservar o reboque para o dia em que vai realizar o exame prático.

Eis algumas das exigências mínimas para a realização do exame prático:

  • Demonstrar conhecimento e proceder à verificação do mecanismo de acoplamento, sistema de travagem, ligações elétricas e dos fatores de segurança relativos às operações de carga do veículo – carroçaria, chapas, portas do compartimento de carga, travamento da cabina, processo de carregamento e amarração da carga;

 

Na prova dedicada à avaliação em circulação urbana e não urbana, o candidato deve:

– Arrancar após estacionamento, circular em vias de alinhamento retilíneo e curvilíneo – com cruzamento de veículos –, circular por rotundas, passagens para peões e subidas e descidas de inclinação acentuada, com pelo menos 8% de inclinação; abordar e atravessar cruzamentos e entroncamentos; realizar a mudança de direção, pré-seleção de vias, mudança e condução em pluralidade de vias de trânsito;

– Realizar uma condução económica e ecológica, tendo em conta as rotações por minuto e a utilização correta da caixa de velocidades, entre outros cuidados;

– Tomar as precauções necessárias ao sair do veículo.

Além disso, não podemos esquecer que conduzir um veículo com reboque requer, da parte do seu condutor, alguns cuidados e atenções especiais, tais como, verificar o sistema de engate, o seguro, as luzes do reboque (luz de presença, piscas, luz de chapa de matrícula, refletores triangulares vermelhos à retaguarda e brancos não triangulares à frente), entre outros.

O reboque cujo peso bruto (massa máxima) seja igual ou inferior a 300 kg deve possuir, à retaguarda, uma chapa de matrícula igual à do veículo ligeiro. Caso exceda os 300 kg, o condutor deve ter um Certificado de Matrícula, tendo em conta que, neste caso, o reboque terá a sua própria matrícula.

Por último, recomendamos que tenha em especial atenção a realização de manobras (nomeadamente, a marcha-atrás), devido às novas dimensões que o seu veículo adquire, ao lhe ser acoplado um reboque, uma vez que passa a ter pouca visibilidade.

Boa viagem!

LEGISLAÇÃO DE CONSULTA:

DESPACHO Nº 17692/05;

DECRETO-LEI Nº 44/05;

DECRETO-LEI Nº 45/05;

DECRETO-LEI Nº 54/05;

PORTARIA Nº 536/05;

 

BE Idade Mínima:                   18 anos Conjunto de veículos acoplados, compostos por um automóvel ligeiro e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada não superior a 3500Kg.
A carta de condução desta categoria habilita ainda a conduzir tratores agrícolas ou florestais com reboque ou com máquina agrícola ou florestal rebocada, desde que a massa máxima do conjunto não exceda 6000Kg.
Nota: a obtenção da carta de condução de categoria BE depende da titularidade da carta de condução válida para a categoria B.

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba as últimas novidades no seu email.

newsletter email

PROMOÇÕES

Veja aqui todas as promoções por Escola de Condução

ver

NÚMERO VERDE GRÁTIS

Tem dúvidas? Ligue-nos que é GRÁTIS!

800 200 530

Número Verde Grátis
Horário de 2º a 6º Feira
9:00h - 21:00h
Horário de Sábado
9:00h - 13:00h
Ligue para o nosso número verde grátis 800 200 530 para obter todas as informações que necessita.
Facebook
>
Sobre a Segurança Máxima
O projecto que deu origem à criação das Escolas de Condução Segurança Máxima teve início há 16 anos atrás na Madeira. Tudo começou com o desejo e a vontade de concretizar um sonho.

Segurança Máxima - Escolas de Condução © 2016 | Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode